21.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Museu Histórico de Santa Catarina

spot_img

Museu Histórico de Santa Catarina

spot_imgspot_img


Espaço está recebendo propostas de exposições temporárias para 2009

O Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, está recebendo propostas de exposições temporárias para 2009. Os interessados devem encaminhar os projetos de exposição até o dia 30 de janeiro. O Museu possui duas salas para exposições, sendo a Sala Martinho de Haro apta a receber obras bidimensionais e a Sala Quatro apta para obras bidimensionais e tridimensionais. O espaço do jardim também pode receber propostas, só que para esculturas. Segundo a administradora da entidade, Susana Simon, a realização de exposições temporárias tem como objetivo contribuir para a dinamização do museu e para a democratização do espaço público, além de promover a difusão da produção contemporânea das artes visuais.

As propostas deverão ser encaminhadas contendo um dossiê, no formato A4, com o projeto, portfólio com documentação fotográfica dos trabalhos que serão expostos, currículo e dados pessoais. As propostas devem ser enviadas por correio ou entregues pessoalmente no Museu Histórico, e serão avaliadas por uma comissão consultiva, de reconhecida competência.

Mantido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), atualmente o Palácio Cruz e Sousa é ponto de referência no Centro da cidade como espaço de convívio e lazer. Aberto à população diariamente, por ele circulam moradores locais e turistas, crianças, jovens e adultos. Sede do Museu Histórico de Santa Catarina, o edifício possui salas que conservam o acervo do Palácio de Governo no piso superior e salas destinadas a realização de exposições temporárias no andar térreo.

Durante todo o ano de 2008 foram realizadas exposições com artistas locais, nacionais e internacionais. Desde as pinturas de Loro, Juliana Hoffmann, Dirce Körbes, projeto Paint-a-Future, até propostas mais arrojadas como o projeto Espaços Reversíveis, de curadoria de Daniela Labra, e intervenções dos artistas Ana Holck, Rubens Mano (participante da Bienal de São Paulo), e Tatiana Ferraz (premiada no Salão Nacional Victor Meirelles). O projeto “Pretexto” também esteve exposto no museu, e o ano será encerrado com “Espelho Feio”, de Fernando Lindote, exposição que será inaugurada no dia 11 de dezembro.

Mais informações:
Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro, 227 – Centro
CEP 88.010-400 – Florianópolis-SC
Telefone: (48) 3028-8091 / 3028-8092
Email: mhsc@fcc.sc.gov.br
Site: www.mhsc.sc.gov.br

Relação das exposições realizadas em 2008:

– “Pinturas” – Loro. De 07/dez/2007 a 10/fev/2008;
– “Pretexto” – SESC – Curadoria Fernando Lindote – artistas: Adriana Santos, Antonio Vargas, Camila Barbosa, Letícia Cardoso, Loro, Neno Brazil, Patrícia Laus, Renata Patrão, Roberto Freitas, Rodrigo Cunha. De 25 de fevereiro a 23 de março;
– Projeto “Espaços Reversíveis”
Curadoria Daniela Labra – artistas: Ana Holck, Rubens Mano, Tatiana Ferraz. De 10 de abril a 11 de maio;
– Projeto Paint-a-Future – Exposição de pinturas de artistas locais e estrangeiros, integrantes do projeto da holandesa Hetty van der Linden. De 15 de maio a 29 de junho;
– Dirce Körbes: pinturas e Ilca Barcellos: cerâmica. De 03 de julho a 03 de agosto;
– Frei Ricardo Regis: fotos e instalação. De 07 de agosto a 07 de setembro;
– Juliana Hoffmann: Pinturas. De 11 de setembro à 11 de outubro;
– De Saint-Exupéry à Zé Perri. De 30 de outubro à 30 de novembro;
– Fernando Lindote: “Espelho Feio”. Abertura dia 11 de dezembro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img