20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Ator Ney Piacentini lança livro nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_img

Ator Ney Piacentini lança livro nesta sexta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Ao completar 35 anos de trabalhos como ator, o paranaense Ney Piacentini lança o livro "Eugênio Kusnet: do ator ao professor" (Hucitec Editora) nesta sexta-feira, 7, às 18h, no SESC Prainha, em Florianópolis. Na noite de lançamento o autor irá falar sobre o legado de Kusnet e a difusão do Sistema de Stanislavski no Brasil.

O livro, que tem apresentação de Antunes Filho, orelha de Paulo Betti e prefácio de João das Neves, é fruto de um mestrado na Escola de Comunicação e Artes da USP, finalizado em 2012.

Na dissertação, orientada por Maria Thais Lima Santos – Profa. Dra. da ECA/USP e diretora da Cia Balagan -, Ney defende a hipótese de que foi no Brasil que o russo Eugênio Kusnet adquiriu seus conhecimentos sobre Stanislavski e não quando jovem na Rússia, como versam alguns observadores de sua trajetória.

Contudo é sobre a experiência no Teatro Oficina, em que Kusnet atuou e criou um curso sobre atuação, que se encontra o núcleo da pesquisa do ator da Companhia do Latão. Pela ótica de Piacentini, foi durante a montagem de Os pequenos burgueses que esse discípulo de Stanislavski estabeleceu suas bases artísticas e técnicas sobre a arte de atuar, adaptando à nossa realidade os preceitos criados pelo Teatro de Arte de Moscou.

O texto de Ney Piacentini traz depoimentos inéditos de Maria Della Costa, Fernanda Montenegro, Valmor Chagas, Flávio Migliaccio, Renato Borghi, Carminha Gôngora (assistente de Kusnet na elaboração de Ator e Método), assim como de Antunes Filho e José Celso Martinez Corrêa, além de outros importantes atores e diretores da cena nacional.

Kusnet

Eugênio Kusnet, segundo José Celso Martinez Corrêa, é um dos mais importantes atores e professores de atuação que o Brasil já teve. O russo, que chegou em nosso país em 1926, participou ativamente como ator, entre as décadas de 1950 e 1970, dos períodos do Teatro de Brasileiro de Comédia, do Teatro de Arena e do Teatro Oficina, tornando-se pedagogo teatral, além de ter escrito três livros: Iniciação á arte dramática (1968), O método das ações inconscientes (1971) e o mais conhecido: Ator e Método (1975).

Entre seus trabalhos mais marcantes como intérprete teatral estão os personagens Otávio de "Eles não usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarniére (montagem estreada em 1958), e Bessemnov de "Os pequenos burgueses", de Máximo Gorki (que estreou no Teatro Oficina em 1963), pelo qual recebeu os principais prêmios de melhor ator da época.

O SESC Prainha fica na Travessa Siryaco Atherino, 100, Centro. Mais informações pelo telefone (48) 3229-2241.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img