24.2 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Audiência nesta segunda em Florianópolis discute regulamentação de cartões

spot_img

Audiência nesta segunda em Florianópolis discute regulamentação de cartões

spot_imgspot_img

Lojistas sugerem na Alesc nova regulamentação para mercado de cartões

Audiência nesta segunda discute taxas abusivas cobradas por operadoras para o comércio e consumidores.

As taxas e juros abusivos cobrados pelas operadoras de cartões de crédito e a unificação das máquinas para diferentes bandeiras acabando com o oligopólio da Redecard e Visa estarão em discussão na próxima segunda-feira (12/04) em audiência na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na Capital. Proposto pelo deputado Antônio Aguiar (PMDB), o debate é defendido e apoiado pelo movimento lojista catarinense, representado pela Federação das CDLs (FCDL/SC), que conta com cerca de 30 mil empresários associados.

Para Sergio Medeiros, presidente da entidade, a audiência pública quer motivar uma nova regulamentação para as empresas responsáveis pelo ‘dinheiro de plástico’. “Vamos recolher manifestações que serão encaminhadas ao Congresso Nacional e Banco Central. Os cartões de crédito estão na contramão da economia, cobrando juros superiores a 10% ao mês, sem falar nas taxas impostas aos lojistas a cada transação e no aluguel das máquinas”, ressalta. Balanço divulgado pela indústria de cartões estima que o lucro do segmento tende a subir entre 17% e 22% neste ano. “A ganância das empresas de cartão de crédito atinge o bolso do consumidor e emperra o setor produtivo”, reforça Medeiros.

A unificação das máquinas de cartões, prevista para julho deste ano e que pode gerar economia de R$ 200 milhões para varejistas do país, foi uma das importantes conquistas da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e também será discutida na audiência pública na Alesc. Estarão presentes diretores do Banco Central, além dos senadores catarinenses Neuto de Conto e Ideli Salvatti.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img