19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Aulas na rede estadual de ensino começam nesta quinta-feira

spot_img

Aulas na rede estadual de ensino começam nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

Cerca de 570 mil alunos das 1.088 escolas voltam às aulas em toda a rede estadual de ensino de Santa Catarina nesta quinta-feira, 14. A data marca o início do ano letivo, que terá 200 dias de aula. Desde o dia 4 de fevereiro, os diretores, professores e funcionários estão nas unidades se organizando para receber os alunos.

Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação (SED) vai trabalhar quatro frentes principais. A pedagógica terá como destaque a Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o Programa de Apoio Pedagógico, o Ensino Médio Inovador/Integral e a Educação Profissional.

A segunda frente, Gestão de Pessoas, terá ênfase na Formação Continuada, na Carreira do Magistério e na chegada dos dois mil novos professores efetivos que entraram na rede por meio de concurso público.

Já a Infraestrutura contempla o Programa de Manutenção da Infraestrutura Escolar, a revitalização das escolas da rede estadual e a construção de novas escolas e quadras. Por fim, a Gestão Escolar terá destaque para os projetos de autonomia escolar e Progestão.

Programas:

Escola Pública Integrada (EPI) – que aumenta o tempo diário do aluno na escola para atividades extracurriculares que melhorem a qualidade do ensino-aprendizagem. O programa também estimula o envolvimento de pais e professores, educadores e administradores municipais e estaduais, a fim de integrar a sociedade ao sistema educacional.

Projeto Ambial – que desenvolve atividades educativas para alertar as comunidades sobre a importância de uma qualidade de vida e dos cuidados com o meio ambiente. O projeto promove oficinas que ministram técnicas de reaproveitamento dos alimentos e dos recursos naturais, confecção de artesanato e reciclagem de lixo. A Escola que possui o Projeto Ambial planeja as atividades para o turno extra, de forma que o aluno do ensino fundamental possa frequentar a escola em período integral, complementando seu desenvolvimento cultural e educacional.

Programa Mais Educação – O programa amplia espaços, tempos e oportunidades educativas a fim de reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série. O Mais Educação promove ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer nas escolas públicas do Estado.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) – é direcionado a alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas estaduais e municipais, o programa é ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em uma parceria com o Governo do Estado.Por meio do Pronatec, o aluno cursa, de segunda a sexta, o ensino médio respectivamente com o técnico profissionalizante. Os cursos oferecidos são gratuitos e os estudantes recebem todo o material de apoio, transporte e a alimentação.

Ensino Médio Inovador – tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio. O programa amplia o tempo dos estudantes na escola e busca garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico. O Ensino Médio Inovador promove aulas de reforço, projetos sociais, culturais, de leitura, trabalhos em grupo, saídas a campo para estudos nas escolas públicas estaduais.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img