24.7 C
fpolis
terça-feira, março 19, 2024

Balneabilidade aponta que 79,2% dos pontos analisados estão próprios para banho em Santa Catarina

spot_img

Balneabilidade aponta que 79,2% dos pontos analisados estão próprios para banho em Santa Catarina

spot_imgspot_img

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga o relatório de balneabilidade referente a semana do dia 22 a 26 de novembro de 2021.



De acordo com as coletas realizadas em 231 pontos analisados, 183 estão próprios no litoral catarinense, o que representa 79,2% de propriedade. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 72 estão em condições de receber banhistas, o que representa 82,8 %. Em um comparativo com o último relatório divulgado, 20 pontos passaram da condição de impróprio para próprio.

As amostragens e ensaios foram efetuados nos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.




Como a balneabilidade é feita




O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas que são efetuadas pelas equipes de segunda à quarta-feira. Posteriormente, as amostras são levadas para o laboratório central do IMA, em Florianópolis. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, o IMA analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.


São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado de balneabilidade. Quando inicia a temporada do verão, a frequência de análise é semanal (entre novembro e março).
Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 NMP por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio para banho. Já um ponto é considerado impróprio quando em menos de 80% das análises a concentração de E. coli é inferior a 800 NMP/100ml. O ponto também é imediatamente classificado como impróprio quando supera o valor de 2000 NMP/100ml.



Divulgação dos Resultados


Atualmente, durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é realizada mensalmente e sai no último dia últil do mês. Já de novembro a março, na alta temporada, os resultados das amostras são divulgados todas as semanas sempre na sexta-feira no período vespertino.
Os resultados e históricos das coletas podem ser acessados na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais