17.4 C
fpolis
quinta-feira, dezembro 9, 2021
cinesytem

Banda da PM de Santa Catarina emociona com apresentação para comemorar 10 anos de transplante hepático no HU-UFSC

spot_imgspot_img

Banda da PM de Santa Catarina emociona com apresentação para comemorar 10 anos de transplante hepático no HU-UFSC

spot_img

Músicos fizeram questão de interagir com o público e agradecer pela participação em data histórica no HU

A Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina emocionou trabalhadores, pacientes e acompanhantes no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) nesta terça-feira, 23, quando se apresentou em frente à entrada do ambulatório da instituição, como parte das comemorações dos 10 anos de transplante hepático no HU, que estão sendo celebrados com uma série de atividades durante esta semana.

A banda da PM, conhecida como “O Piano Catarinense”, emocionou o público com uma apresentação de clássicos da MPB e muita interação com o público, que fez questão de registrar o evento. “Foi uma grande honra termos participado do aniversário de 10 anos do transplante hepático do Hospital Universitário”, disse o comandante da banda, o subtenente da PM Alexandre de Oliveira Mascarenhas.

Segundo o militar, a banda, que completou 128 anos em setembro, sempre esteve presente em acontecimentos históricos de Santa Catarina e a comemoração do HU faz parte destas celebrações importantes. “A banda proporciona a interação da instituição com o público, aproximando ainda mais a PMSC da sociedade, com foco nas tradições e principalmente no resgate cultural, tanto do nosso público interno quanto das comunidades onde nos apresentamos”, disse Mascarenhas.

A apresentação foi realizada sob uma árvore em frente à entrada do ambulatório do HU, atraindo a atenção dos trabalhadores e dos pacientes e acompanhantes que passaram pelo local. A solenidade contou com a presença da superintendente do HU, a professora Joanita Ângela Gonzaga Del Moral, e demais dirigentes da instituição, de profissionais do Núcleo de Transplante Hepático e de pacientes que passaram pela cirurgia de transplante de fígado.

Durante a apresentação, foram distribuídas mudas de árvores, doadas pela Floram, com uma mensagem: “Ajude a semear esperança e a colher um futuro melhor”, já que a ideia da equipe do Núcleo de Transplante Hepático do HU é marcar a semana com uma mensagem de esperança para quem precisa de um transplante, além de incentivar a doação de órgãos, mostrar a importância do trabalho de todos da equipe e reforçar a importância da prevenção com as atividades da semana comemorativa.

Equipe faz 150 testes rápidos de hepatites virais como parte das atividades

Como parte destas atividades, foram realizados 150 testes rápidos de hepatites virais B e C no início desta semana. Do total de testes, dois pacientes tiveram resultados positivos e foram encaminhados para consulta médica e posterior tratamento. Este tipo de ação é importante porque as hepatites B e C estão entre as principais causas de indicações para transplantes de fígado, juntamente com cirrose por álcool, cirrose por doença gordurosa não alcoólica, hepatocarcinoma e ascite refratária.

O HU realiza transplantes hepáticos desde novembro de 2011, contabilizando um total de 151 procedimentos realizados pela equipe do Núcleo de Transplante Hepático, uma equipe multidisciplinar especializada que atua em todas as fases do processo do transplante, envolvendo assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos anestesistas, médicos cardiologistas, médicos cirurgiões do aparelho digestivo, médicos hematologistas, médicos hepatologistas, médicos intensivistas, médicos pneumologistas, médicos radiologistas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos.

A programação para marcar os 10 anos de transplante hepático prossegue neste dia 24, com uma ação de conscientização da população sobre a doação de órgãos. No dia 25, haverá um encontro on-line com pacientes que passaram pelo processo de transplante hepático no HU e no dia 26, encerrando a semana de atividades, será realizada uma solenidade comemorativa.

Confira a galeria de fotos.

Confira o vídeo de um trecho da apresentação: https://youtu.be/GMdEOmHQb-s

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img

Leia mais