19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Batalhão da PM na Grande Florianópolis recebe curso de direção defensiva com técnicas israelenses

spot_img

Batalhão da PM na Grande Florianópolis recebe curso de direção defensiva com técnicas israelenses

spot_imgspot_img

 O 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Palhoça, na Grande Florianópolis, está recebendo um curso de direção defensiva com técnica israelense. O curso, iniciado na semana passada com previsão de término nesta quinta-feira, 20, tem como instrutor o sargento Henrique Neri Pereira, do 16º BPM, e como instrutor auxiliar o soldado Maycon Quinot, da 1ª Companha do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Florianópolis. As informações são da Assessoria de Imprensa da PMSC. 

As instruções contam ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de São José, do Batalhão de Polícia MIlitar Rodoviária (BPMRv) e da Guarda Municipal de São José (GMSJ).

A instrução consistem em aulas teóricas e exercícios, realizados no pátio do batalhão. Os instrutores destacaram a importância do uso dos faróis acessos, mesmo durante o dia, que diminuem o risco de acidentes.

As técnicas repassadas têm como base exemplos da polícia da Alemanha, que após inserir a obrigatoriedade dos faróis das viaturas acesos, comprovou-se estatisticamente a diminuição de 97% dos casos de acidentes envolvendo viaturas policiais.

A mesma técnica está sendo empregada no Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP) desde do ano de 2008, onde reduziu drasticamente o índice de acidentes com as viaturas policiais.

A técnica consiste também em nivelar os policiais em saber estacionar corretamente a viatura, tanto em ocorrências e situações de risco como também em estacionar no pátio do quartel, deixando-a sempre de frente para a saída.

Os exercícios de colocação e retirada do cinto de segurança são cronometrados, em situações diversas, para que o policial jamais esteja desprotegido e atue dentro do que preceitua o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Um dos objetivos da ação é capacitar os policiais na direção veicular e, assim, reduzir os custos com manutenção das viaturas.

Um fator importante destacado durante a instrução é a correta calibragem dos pneus das viaturas, padronizando duas libras a mais do que pede o fabricante, técnica iniciada na polícia de Israel e hoje usada mundialmente.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img