21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Batalhão de Aviação Polícia Militar recebe nova aeronave nesta quarta-feira em Florianópolis

spot_img

Batalhão de Aviação Polícia Militar recebe nova aeronave nesta quarta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

O Batalhão de Aviação Polícia Militar (BAPM) realiza nesta quarta-feira, 16, às 17h, na sede da 1ª Companhia, em Florianópolis, uma solenidade para marcar a chegada de uma nova aeronave e a formatura do 1º Curso de Apoio Solo Operacional. O águia 06 prefixo PT-RIY, avião monomotor Corisco turbinado, com autonomia de cinco horas de voo e capacidade para quatro pessoas, foi cedido à Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na condição de fiel depositário, e será empregado, especialmente, no patrulhamento ambiental.

A aeronave estava em posse da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na condição de bem depositado judicialmente, oriundo de processo crime, mas a corporação não tinha mais interesse em mantê-la em sua frota, então foi ofertada à PMSC a possibilidade de obter o bem e figurar na condição de depositário fiel.

Em tratativa entre as duas corporações, a PMSC aceitou a oferta de manutenção e uso da aeronave até o julgamento final do processo, cujo depósito poderá ser convertido em propriedade a favor da PM catarinense.

Entre inúmeras missões que são desenvolvidas pelo batalhão com aeronaves de asa fixa, se destaca como prioridade o uso dessa aeronave no patrulhamento ambiental do Estado, como forma de alinhavar e consolidar a parceria entre a PM e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), mas também atuará nas diversas ações desenvolvidas pelo BAPM, como transporte de órgãos, patrulhamento de rodovias, salvamentos, operações e outras ocorrências policiais.

Curso de Apoio Solo Operacional

O curso teve duração de uma semana, com carga horária de 55 horas aula, e contou com a participação de oito policiais militares que concluíram a formação com êxito. O objetivo foi qualificar os policiais na atuação em solo das operações aéreas de Segurança Pública.

Durante a formação foram repassados conhecimentos básicos da aviação, a segurança operacional, a prevenção de acidentes aeronáuticos, meteorologia aeronáutica, dentre outros que permitem que o profissional habilitado participe de maneira atuante e decisiva para o sucesso das operações aéreas.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img