27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Beiramar Shopping e IVG lançam campanha para beneficiar alunos da periferia

spot_img

Beiramar Shopping e IVG lançam campanha para beneficiar alunos da periferia

spot_imgspot_img

O objetivo é arrecadar, no mínimo, 25 computadores, que serão destinados para alunos da Rede IVG que não possuem equipamentos para acompanhar as aulas online.

 

A pandemia mudou a rotina de todos os estudantes. As aulas, transferidas para o ambiente online, trouxeram um desafio ainda maior: a falta de equipamentos. Essa é uma realidade que os alunos da Rede IVG estão enfrentando, tanto para poderem acompanhar as aulas do pré-vestibular ofertado pela rede, quanto aqueles que integram o programa de bolsas universitárias. Ao todo, são 131 jovens atendidos, sendo 78 no pré-vestibular e 53 no programa de bolsas. Destes, 38% estão impossibilitados de continuar seus estudos pela falta de equipamentos. Ciente deste entrave, o Beiramar Shopping, em seu projeto Conexões Sociais, lança, em parceria com o IVG, a campanha para arrecadar computadores – preferencialmente notebooks, que serão revisados e disponibilizados para os alunos.

 

O IVG realizou uma pesquisa com os alunos e mapeou que, desde final de março, mais de 50% destes acadêmicos não estão conseguindo acompanhar as aulas, seja por questões de infraestrutura ou pela falta de equipamentos. “Não podemos permitir o aumento desenfreado da exclusão educacional pela falta de equipamentos. Finalizamos o primeiro semestre com muita dificuldade e agora, frente a incerteza do retorno às aulas presenciais, não podemos ficar inertes. Procuramos, mais uma vez, o grande parceiro Beiramar Shopping, que mais uma vez nos abriu portas e rapidamente engajou toda sua equipe para não deixarmos ninguém para trás”, explica o presidente do IVG, Padre Vilson Groh.

 

Os equipamentos podem ser entregues na administração do shopping, no piso L2, no Beiramar Shopping. Mas, caso a pessoa não possa levar, o shopping implantou um sistema de coleta, mediante agendamento pelo 3212-4675 ou 48 99133-5314. “Até pelas limitações de espaço e de acesso à internet, preferencialmente pedimos que as doações sejam de notebooks, pois muitos alunos assistem suas aulas em locais com internet pública ou dividem com amigos nas comunidades. Contudo, os desktops também são bem-vindos e serão destinados para estudantes com maior infraestrutura para receber estes equipamentos”, explica Padre Vilson.

 

O empresário Waltinho Koerich destaca que a ação está em total sintonia com o projeto Conexões Sociais do Beiramar Shopping, que tem como objetivo criar conexões entre as comunidades, lojistas e sociedade. “Frente a situação de dificuldade destes estudantes, surgiu a ideia de criar um meio de conectar aqueles que têm eletrônicos – notebooks, computadores, tablets e até celulares – que não estão sendo usados a estudantes que precisam dos aparelhos para acompanhar as aulas. Tivemos de ir até a raiz do problema para possibilitar que estes jovens não entrem para estatísticas de evasão educacional”, pontua o empresário e membro do conselho do Beiramar Shopping, Waltinho Koerich.

 

Conexão com os estudantes

O Instituto Vilson Groh realizou um levantamento com todos os alunos atendidos para tabular as necessidades e dificuldades enfrentadas. A tecnologia é o grande entrave. O problema dos computadores está sendo articulado com a campanha de doação junto ao Beiramar Shopping e agora o IVG procura também parceiros para resolver a falta de conexão com a internet.

 

E o problema de falta de acesso a recursos não é apenas uma particularidade da região. Segundo o TIC Domicílios de 2019, pesquisa realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 41% dos domicílios contatados citaram a falta de computador como principal motivo para não ter acesso à internet.

 

“Com uma ação de união e de solidariedade em um período que enfrentamos um inimigo invisível e comum, temos como nosso primeiro objetivo, alcançar 25 unidades, mas o desafio e o desejo maior, é chegarmos nos 50 computadores, facilitando o acesso à educação para estes estudantes, entendemos que, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades”, finaliza Waltinho Koerich.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img