20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Bloco As Passarinhas voam alto no Carnaval de Floripa

spot_img

Bloco As Passarinhas voam alto no Carnaval de Floripa

spot_imgspot_img

Em Florianópolis, assim como em várias partes do Brasil, há somente uma semana do ano em que um pai de família pode sair do seu lar com os trajes de sua esposa e com muita maquiagem no rosto sem colocar sua masculinidade em cheque. No Carnaval é claro. Foi com este pensamento e a vontade de unir mais a comunidade do Caeira do Saco dos Limões que os frequentadores do antigo Bar do Sandro ‘Passarinho’ criaram o bloco As Passarinhas.
Neste Carnaval de 2011, esses trabalhadores pais de família e muito “machos” realizam a 17ª edição do Desfile das Passarinhas. A iniciativa é do Grêmio Recreativo do Caeira em parceria com o Projeto Patrimônio Caeira, que realiza cursos e eventos na comunidade a fim de registrar e resgatar a cultura local.

Será no próximo dia 6 de março, domingo de Carnaval, a partir das 16h na praça ao lado da quadra de esportes do Caeira. A Escola de Samba Consulado do samba apóia o evento e fará uma apresentação da sua bateria mirim. Os pequenos também terão espaço para desfilar suas fantasias às 17h, logo após o baile infantil.

As “passarinhas adultas”sobem na passarela às 18h. Os inscritos poderão mostrar toda sua graça e beleza para a comunidade. A comissão julgadora terá a presença de Elianne Carpes, atriz e preparadora de elenco, e do cineasta Joel Zito Araújo, dentre outros. Eles escolherão qual será a passarinha mais luxuosa, a mais original e a mais “mocréia”.

Francisco de Assis Rodrigues é um dos fundadores das Passarinhas e afirma que tudo nasceu de uma bate papo de bar. A idéia foi tomando corpo e os apoiadores gostaram. Assim, a cada Carnaval as ruas e vielas do Caeira são tomadas por centenas de pessoas que prestigiam o evento que já faz parte do calendário do Carnaval de Florianópolis.

O Projeto Patrimônio Caeira não está só na organização do evento. Os alunos da oficina de fotografia, oferecida gratuitamente à comunidade, estarão registrando todos os detalhes da festa. Após clicarem as festividades da Festa da Nossa Senhora do Rosário, padroeira da capela local, e a cultura da pipa, os fotógrafos registrarão tudo para uma futura exposição fotográfica que está prevista no projeto aprovado no edital de incentivo à cultura Elizabete Anderle, pela Fundação Catarinense de Cultura.

As inscrições serão feitas até uma hora antes do desfile, no próprio palco que será armado.

O quê: 17º As Passarinhas
Quando: 6 de março, domingo de Carnaval, a partir das 16h.
Onde: Praça ao lado da quadra de esportes do Caeira.
Quanto: Gratuito.
Contato: Carlos Silva, 48-99142375

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img