22.2 C
fpolis
sábado, dezembro 4, 2021
cinesytem

Botequim Guanabara inaugura em Florianópolis

spot_imgspot_img

Botequim Guanabara inaugura em Florianópolis

spot_img

Cena na capital ganha reforço com uma proposta que cria experiências inspiradas no Rio de Janeiro, desde a arquitetura à gastronomia, no Floripa Shopping

Um lugar essencialmente boêmio, que busca criar experiências para os clientes desde a arquitetura à gastronomia, sem esquecer da coquetelaria com inesquecíveis coquetéis a base de cachaça. O Botequim Guanabara inaugurou ontem, 3, num evento que recebeu convidados para debutar oficialmente em Florianópolis o m² mais carioca da ilha.

Fernando Martins, idealizador do projeto, conta que o Guanabara faz parte do novo momento do Floripa Shopping, com intenção de fortalecer as operações gastronômicas do mall, sem contar nas reformas e atualizações na fachada que estão ocorrendo em paralelo no empreendimento. “O shopping há algum tempo tem interesse em abrir uma operação nesse padrão. Como já empreendi em bar e restaurante enquanto morei Brasília, e foi sucesso, então resolvi fazer a marca e criar esta operação, agora em Florianópolis”, conta Martins, que considera levar o Botequim Guanabara a outros shoppings do país.

A chef Bel Hagemann, uma sumidade quando se fala em comida de boteco, assina o cardápio da casa e reserva os sábados para servir feijoada. Conhecida nacionalmente após participar do quadro “Fecha a conta Boteco”, do programa Mais Você, faz sucesso em Florianópolis quando está no comando da cozinha. “Boteco tem uma proposta de cozinha retrô, e o cardápio do Guanabara tem referências muito portuguesas, como a sardinha. Clássicos do Rio de Janeiro são indispensáveis, entre eles o bolinho de feijoada, sanduíche e coxinha de pernil”, antecipa a chef.

A carta de drinques é do bartender Lucas Siqueira, de Curitiba. O desejo de Siqueira foi trazer uma coquetelaria clássica, sem dispensar criações autorais. “Busquei referenciais brasileiras e inclui na carta, até fazendo uma brincadeira com o nome de cada bebida, como o Daiquiri de Copa, que é a marca registrada da casa e leva a impressão da calçada de Copacabana na face da taça”, conta.

A arquitetura também é um ponto chave na concepção do Botequim Guanabara. A arquiteta Maria Fernanda Sant’Anna conta que a inspiração é muito além do cenário carioca. As pesquisas chegaram até os restaurantes de Lisboa e Barcelona. “Já tínhamos o nome Botequim Guanabara, e a intenção foi trazer um pouco dos anos dourados do Rio de Janeiro para a arquitetura de um botequim fora de seu contexto. A iluminação foi um ponto chave, e elementos contemporâneos mesclam-se com algo mais antigo e industrial”, revela a arquiteta.

SERVIÇO

Botequim Guanabara
Horário de funcionamento: segunda à quinta, das 12h às 15h e das 17h às 23h; sexta-feira e sábado, das 12h às 23h e domingo das 12h às 21h.
Endereço: Floripa Shopping – Rodovia SC 401, 3116, piso L2 – Florianópolis – SC

spot_img
spot_img