27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

BPSC receberá curso de extensão sobre literatura africana

spot_img

BPSC receberá curso de extensão sobre literatura africana

spot_imgspot_img

A Biblioteca Pública de Santa Catarina receberá o curso de extensão universitária sobre literatura africana,  uma atividade promovida pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina. 

O curso de extensão universitária Literatura Africana tem o objetivo de tratar de alguns temas sociais, políticos e estéticos a partir da leitura e do estudo de poemas, contos e ensaios de escritores africanos ou radicados na África. Com ênfase na relação entre história, memória e literatura, o curso aborda temas como a busca por reconhecimento, direitos civis, autodeterminação e emancipação política, além de outros como o colonialismo, o racismo, o conflito de gerações e a literatura como missão para uma geração de intelectuais.

O curso tem uma duração total de 40 horas e está dividido em quatro módulos, nos quais será dada ênfase à literatura africana em língua portuguesa e relativa a Angola, Cabo Verde e Moçambique. Durante o curso, serão abordadas as seguintes obras:
Módulos I e II (Angola) Poesia Angolana / Tomaz Vieira da Cruz; Poemas/ Viriato da Cruz; Poemas / António Jacinto; Poemas / Agostinho Neto; Poemas de Circunstâncias / António Cardoso; A Cidade e a Infância (contos) / Luandino Vieira; Amor (poemas) / Mário António; Quinaxixe / Arnaldo Santos; Fuga (poemas) / Arnaldo Santos; Terra de Acácias Rubras (poemas) / Costa Andrade; Kissange / Manuel dos Santos Lima; Diálogo / Henrique Abranches; Poesia / Dáskalos
Módulo III (Cabo-Verde) Linha do Horizonte (poesia) / Aguinaldo Fonseca; Caminhada / Ovídio Martins
Módulo IV (Moçambique) Chigubo / José Craveirinha; Godido / João Dias

Os encontros são mensais, com duração de duas horas. O curso, que inicia em 1º de outubro, é gratuito e aberto à comunidade e terá emissão de atestado de participação.  Serão oferecidas 15 vagas para o público em geral e 15 para servidores públicos do Estado. Inscrições e informações pelo e-mail biblio.fcc.sc@gmail.com ou pelo telefone 48 3665 6422/6424.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img