23.6 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

BT Finals coloca Florianópolis na rota dos grandes eventos mundiais de Beach Tennis

spot_img

BT Finals coloca Florianópolis na rota dos grandes eventos mundiais de Beach Tennis

spot_imgspot_img

Localizado no tradicional Clube Doze de Agosto (foto), La Plage Jurerê entrou na rota das arenas com potencial para receber grandes eventos – Foto: TM Creation/BT Finals

Florianópolis, 26 de dezembro de 2023 – Florianópolis sediou um dos maiores eventos de Beach Tennis do mundo, o BT Finals. Com uma premiação total de R$ 260 mil, o torneio realizado pela primeira vez na história reuniu alguns dos melhores jogadores do ranking mundial, nas categorias masculina e feminina, de terça (19) a sexta-feira (22). A competição equivalente ao ATP Finals do circuito de tênis foi realizada no La Plage Jurerê, em Jurerê Internacional, localizado no Clube Doze de Agosto, e marcou o encerramento da temporada de 2023 da modalidade no planeta, coroando as brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow e a dupla europeia com Nicolas Gianotti (FRA) e Matia Spotto (ITA) como grandes campeãs do torneio.

Santa Catarina costuma sediar torneios relevantes de nível mundial do Beach Tennis. Estrelas da modalidade, que também marcaram presença no La Plage Jurerê, como Giulia Gasparri e Michele Cappelletti, ambos da Itália, e o espanhol Antomi Ramos, já competiram pelo estado. No entanto, até então, faltava um grande evento na capital catarinense para este e outros grandes atletas do esporte que cresce em número de praticantes.

“É com imenso prazer que recebemos as melhores duplas do mundo em Florianópolis. O Clube Doze de Agosto é um patrimônio da nossa cidade e sediar um torneio de tal magnitude, com uma estrutura tão completa à disposição dos atletas, comprova que temos condições de receber grandes eventos esportivos em nossa cidade. Voltamos a movimentar um espaço tão tradicional da região norte da Ilha. O Clube Doze de Agosto merece toda essa evidência por sua história e tradição em Florianópolis”, avalia Filipe Schoerder, organizador do evento.

Com a realização do BT Finals, Florianópolis entrou na rota dos grandes eventos da modalidade. E em grande estilo. Afinal, o torneio reúne poucas duplas, mas todas com os principais jogadores da parte alta do ranking mundial do Beach Tennis. A relação da cidade com as estrelas deste esporte não deve ficar restrita à competição que terminou na última sexta-feira (22). O objetivo é transformá-la em um evento oficial no calendário mundial, para que reúna anualmente os melhores jogadores do ranking em um formato especial de competição.

“O BT Finals foi criado para ser um evento que combina esporte e entretenimento de alta qualidade, contando com a presença dos principais ícones do beach tennis em Jurerê Internacional. O objetivo foi alcançado com sucesso. Tivemos grandes partidas e uma excelente presença de público diariamente”, afirma Filipe Schoerder, organizador do BT Finals.

Clube Doze de Agosto e arena La Plage Jurerê

Com mais de 150 anos de história na cidade, o Clube Doze de Agosto voltou a ser o centro das atenções do esporte catarinense. E o espaço mostrou-se ideal para sediar o BT Finals. Com uma ampla estrutura montada no La Plage Jurerê, a arena situada no Clube foi perfeita tanto para os atletas quanto para o público, que tiveram à disposição toda a infraestrutura necessária para garantir o sucesso do torneio.

Sucesso que se refletiu na presença de amantes de beach tennis e entusiastas da modalidade nos quatro dias de programação do torneio. Ainda antes da bolinha subir na quadra montada no La Plage Jurerê, grande parte dos ingressos já tinham sido vendidos. Afinal de contas, o BT Finals é um equivalente ao ATP Finals no circuito mundial de tênis. No entanto, restrito apenas os atletas de Beach Tennis com as melhores colocações no ranking mundial da categoria.

“O torneio tem impactos esportivos e econômicos significativos. Foi um dos maiores eventos da história de Santa Catarina e atraiu os melhores atletas do mundo. Nossa expectativa é que o evento seja realizado nos próximos anos, em dezembro. Dessa forma, irá abrir o calendário de verão de Florianópolis e de Jurerê Internacional, ganha repercussão no universo do beach tennis e, ainda, atrai a atenção de pessoas de todo o mundo para nossa cidade”, comenta Nicholas Zucchetti, organizador do torneio.

Os vencedores

A programação de jogos do último dia de BT Finals foi aberta com as disputas de terceiro lugar da competição. As italianas Nicole Nobile e Flaminia Daina superaram as compatriotas Sofia Cimatti e Giulia Gasparri e venceram, por 2 sets a 0, a primeira partida de sexta-feira (22). Em seguida, Nacho Guedes (VEN) e Hugo Russo (BRA) conquistaram a terceira colocação da chave masculina ao baterem Antomi Ramos (ESP) e Fabricio Neis (BRA), por 2 sets a 1.

Depois, chegou a hora da decisão da chave feminina. O jogo começou muito disputado, ponto após ponto. Por mais que Patty Diaz (VEN) e Rafa Miiller (BRA) chegassem a estar a frente em alguns momentos, o primeiro set foi definido tie-break em favor das brasileiras Vitória Marchezini e Sophia Chow. Embaladas, elas fizeram um bom segundo set, com parcial de 6/2, para vencer a atual dupla número 1 do mundo. Placar final de 2 sets a 0 para as campeãs do BT Finals.

Logo em seguida a quadra central foi tomada pela decisão da chave masculina e o último jogo de todo o torneio. A dupla líder do ranking mundial, Nicolas Gianotti (FRA) e Matia Spotto (ITA), começou em vantagem sobre André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA). Rapidamente, conseguiu vencer o primeiro set, com parcial de 6/2. A dupla europeia manteve o pé no acelerador e levou o segundo set com outro 6/2 para celebrar o título do BT Finals que coroa o trabalho ao longo deste ano.

O BT Finals foi apresentado pela Rock e contou com o patrocínio do Hospital Baía Sul, Unique, SYM, Boticário, Zuchetti, Kona, Casa Orientales, Sonitec, Jurerê In, Il Campanario e Olympikus. O evento teve o apoio da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), FCT (Federação Catarinense de Tênis), Ótica Diniz, Move On Fisioterapia, Barbearia Vip, Luciano Martins, Enzo Milano, Água Santa Rita, Cervejaria Pata Negra, Cinecafé e Brasil Berry. A realização foi do La Plage Jurerê.

Finais

Vitória Marchezini (BRA) e Sophia Chow (BRA) 7/6 e 6/2 x Patty Diaz (VEN) e Rafa Miiller (BRA)

Nicolas Gianotti (FRA) e Matia Spotto (ITA) 6/2 e 6/2 x André Baran (BRA) e Michele Cappelletti (ITA)

Disputas de Terceiro Lugar

Nicole Nobile (ITA) e Flaminia Daina (ITA) 6/2 e 6/2 x Sofia Cimatti (ITA) e Giulia Gasparri (ITA)

Nacho Guedes (VEN) e Hugo Russo (BRA) 6/7, 6/4 e 10/8 x Antomi Ramos (ESP) e Fabricio Neis (BRA)

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais