20.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Bustos da Praça XV de Novembro estão prontos para serem reinstalados

spot_img

Bustos da Praça XV de Novembro estão prontos para serem reinstalados

spot_imgspot_img

Os bustos do poeta Cruz e Sousa e do jornalista José Boiteux já estão prontos para retornarem à Praça XV de Novembro, de onde foram furtados em agosto de 2013. O busto do pintor Victor Meirelles deve estar finalizado ainda esta semana. A previsão é que as peças sejam recolocadas antes do final deste mês. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis. 

As peças, fundidas em bronze, pesam em média 70 quilos e serão fixadas em seus pedestais com cola de altíssima adesividade para que sejam evitados novos furtos.

As obras foram confeccionadas pelos escultores Sérgio Coirolo e Plínio Verani, que se basearam em fotos e desenhos para buscar a maior semelhança possível com cada uma das figuras ilustres. Um quarto busto, do jornalista Jerônimo Coelho, foi confeccionado por outro artista com base num molde pertencente à Associação Catarinense de Imprensa.

Depois de modelados em argila as peças passaram por diferentes etapas até receberem uma camada de gesso que serviu de guia para a forma em borracha especial. Depois desta fase aconteceu a fundição em bronze, e os retoques finais, explicou Verani (foto).

Já o escultor Sérgio Coirolo tem ainda a responsabilidade pela confecção do busto da ex-deputada e professora Antonieta de Barros, que não estava na relação das peças furtadas. Ainda não está definido em qual local da cidade ele será colocado. Antonieta de Barros deve ganhar um memorial.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img