24.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

C-Move Sul: Congresso promove debates cruciais sobre mobilidade elétrica e sustentável no Brasil

spot_img

C-Move Sul: Congresso promove debates cruciais sobre mobilidade elétrica e sustentável no Brasil

spot_imgspot_img

  • Evento acontece nos dias 25 e 26 de abril, no Aeroporto Internacional de Florianópolis.

O C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos está prestes a iniciar uma série de debates significativos sobre o futuro da mobilidade em Santa Catarina e no Brasil. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, no Aeroporto Internacional da Capital, e reunirá especialistas, representantes do governo, da sociedade civil e da academia para discutir temas de extrema relevância para o cenário brasileiro.

O C-Move Sul tem como objetivo principal analisar e debater estratégias para impulsionar a mobilidade elétrica e sustentável em Santa Catarina, considerando as particularidades da matriz energética brasileira, a extensão continental do território e os desafios enfrentados na transição para um sistema de transporte mais limpo e eficiente.

Além do Congresso, o evento oferecerá aos participantes a oportunidade de experimentar alguns veículos elétricos e híbridos na pista de testes, bem como realizar test-rides com meios de transporte individuais, como bicicletas, patinetes e scooters.

Entre as marcas expositoras e apoiadoras do C-MOVE estão a Eletra, Caio, WEG, FEVER, MotoChefe Sul, Tui Motors, LEMOB e Floripa Aiport. A gestão do Congresso tem o apoio da PNME – Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica. 

Temas principais do Congresso

Durante o evento, serão abordados diversos temas de grande importância para o segmento da mobilidade, como:

–  Discussão sobre os avanços e desafios da mobilidade elétrica no Brasil, destacando a necessidade de uma transição gradual para múltiplas rotas tecnológicas em prol da descarbonização.

Ônibus Elétricos:  Análise dos obstáculos e oportunidades na renovação da frota de transporte público coletivo, incluindo questões de infraestrutura e recarregamento dos veículos.

Inovações em Baterias e Armazenamento de Energia:  Exploração das últimas pesquisas e avanços nas tecnologias de baterias, visando aumentar a capacidade, reduzir os custos e melhorar a durabilidade, além de discutir desafios relacionados ao armazenamento e distribuição de energia.

Infraestrutura de Carregamento: Debate sobre a crescente demanda por infraestrutura de recarga de veículos elétricos e os desafios enfrentados em espaços urbanos e rodovias.

Coexistência de tecnologias e múltiplas rotas tecnológicas: Discussão sobre as vantagens e desvantagens de diferentes rotas tecnológicas na busca por uma mobilidade mais sustentável no Brasil.

Programa MOVER: Análise das iniciativas do programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação, incluindo incentivos para investimentos em eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento.

Matriz Energética Brasileira: Avaliação do papel da eletromobilidade na gestão da matriz energética brasileira e sua contribuição para a redução do desperdício energético e descarbonização da mobilidade.

Cidades Inteligentes e Mobilidade Sustentável:  Exploração das iniciativas para reduzir o impacto ambiental das cidades e promover uma mobilidade mais eficiente e sustentável.

Cidade como centro de excelência

“O C-Move Sul promete ser um evento enriquecedor, reunindo especialistas e stakeholders para discutir soluções inovadoras e estratégias para impulsionar a mobilidade elétrica e sustentável no Brasil. Com debates profundos e insights valiosos, o congresso visa catalisar mudanças positivas e contribuir para um futuro mais limpo e sustentável para todos”, afirma Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos (organizadora) e do Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável – IBMS. 

“A escolha de Florianópolis como sede da 3ª edição do C-MOVE Sul é um reconhecimento do nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos ansiosos em sediar esse evento, promovendo soluções em eletromobilidade. Este congresso não apenas destaca nossa cidade como um centro de excelência nesse setor, mas também fortalece nossos esforços para impulsionar a mobilidade sustentável em nossa comunidade”, explica Juliano Richter Pires, secretário executivo de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia.

O C-MOVE SUL tem o apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis; ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia; ABVE – Associação Brasileira do Veículo Elétrico; ABRAVEI – Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores; ADVB/SC – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina; e IBMS – Instituto Brasileiro da Mobilidade Sustentável. 

A programação completa e as inscrições para o Congresso de Florianópolis devem ser feitas diretamente por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/c-move-sul-2024/2382527  

Programação C-MOVE pelo Brasil

O Congresso C-MOVE está sendo realizado em algumas das principais capitais, para promover o avanço da mobilidade elétrica em diferentes regiões do Brasil. 

  1. Março – 19 e 20 / C-MOVE Brasília I Dia da Mobilidade Elétrica 
  2. Abril – 25 e 26 / C-MOVE Sul – Florianópolis, Santa Catarina
  3. Junho – 08 / Dia da Mobilidade Elétrica São Paulo – Praça Charles Muller e Museu do Futebol, São Paulo
  4. Agosto / C-MOVE – Minas Gerais
  5. Outubro – 22 a 24 / E-MOB + C-MOVE – São Paulo Expo, São Paulo
editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img