18.1 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Câmara dos Dirigentes Lojistas lança o livro ”Memória do Comércio de Florianópolis”

spot_img

Câmara dos Dirigentes Lojistas lança o livro ”Memória do Comércio de Florianópolis”

spot_imgspot_img

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital lançou o livro “Memória do Comércio de Florianópolis”. A obra resgata os episódios e os personagens relacionados ao varejo que tornaram o comércio uma atividade essencial no século XXI.

Com textos do jornalista Carlos Stegemann, a obra é de interesse cultural (enquadrada na Lei Rouanet) e teve o apoio das empresas Tractebel Energia, Cassol, Supermercados Imperatriz e Carioca Calçados. “Nossa proposta não foi a de produzir uma obra acadêmica e historiográfica, mas uma sucessão de recortes capaz de mostrar aos leitores de qualquer época o quanto o comércio e seus atores foram e são fundamentais para a cidade”, explica Stegemann.

O livro traz relatos sobre personagens como Carl Hoepcke, Charles Edgar Moritz, Eugenio Raulino Koerich, Moacyr Pereira Oliveira, Mário Machado, José Dias, Estefano Kotzias, José Miguel, Gedeão Mansur, Francisco Martiniano Jacques e Guilherme Bush, que deixaram marcas definitivas na construção da cidade, embora muitos sejam quase anônimos. “O comércio é uma atividade essencialmente humana e reflete o cotidiano da sociedade, mais do que qualquer outra”, observa Sara Camargo,

vice-presidente da CDL de Florianópolis. Aspectos que se sobressaíram ao longo da história, tais como a implantação do atual Mercado Público, a inauguração da ponte Hercílio Luz, o advento do turismo, em especial a partir da conclusão da BR 101 e o destacado papel que o comércio teve para o marketing e a publicidade local estão contemplados no livro Memória do Comércio de Florianópolis, com farto material ilustrativo, em cerca de 160 páginas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img