21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Camerata Florianópolis saúda a primavera com apresentação gratuita de ‘As Quatro Estações’, de Vivaldi

spot_img

Camerata Florianópolis saúda a primavera com apresentação gratuita de ‘As Quatro Estações’, de Vivaldi

spot_imgspot_img

Espetáculo será no dia 10 de setembro, às 20h, no Canal do Youtube da orquestra

 

A Camerata Florianópolis realizará no próximo dia 10 de setembro, às 20h, sua primeira Live aberta e gratuita no canal do Youtube da orquestra. A apresentação, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, terá como solistas Iva Giracca, Elias Vicente Souza, Debora Remor e Talita Limas Alves. 

“As Quatro Estações” Opus 8, da obra Il cimento dell'armonia e dell’invenzione, é uma das composições da música clássica mais conhecida pelo grande público e consiste na mais popular obra do compositor italiano Antonio Vivaldi, que nasceu em Veneza em 1678 e morreu em Viena em 1741.

Com produção cultural de Maria Elita Pereira, a apresentação conta com o patrocínio da empresa de alimentos saudáveis DA MAGRINHA, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura e poderá também ser apoiada pelas pessoas que acompanharem a transmissão diretamente no Canal da orquestra: https://www.youtube.com/camerataflorianopolis

O público poderá interagir em tempo real com os artistas através do chat da transmissão ao vivo. Os solistas e maestro darão também informações e curiosidades sobre a obra de Vivaldi.

 

SOBRE A OBRA

No concerto nº 1, “A Primavera”, Vivaldi anuncia a chegada da época das flores, sugerindo o canto dos pássaros e o murmúrio das fontes, seguidos de uma tormenta, da volta das paisagens de sonhos e da festa camponesa que fecha o movimento com ninfas e pastores dançando sob o sol ameno da estação. Na segunda parte, “O Verão”, surgem outros pássaros, o vento boreal e seus riscos, os trovões e a tempestade que dizima as plantações.

No Concerto nº 3, “O Outono”, o ambiente alegra-se outra vez com a colheita que traz festas e cantos de agradecimento. O vinho embala o camponês e o conduz ao sono, mas na sequência a caça eleva o tom dos instrumentos e o esforço dos solistas. Com “O Inverno” vêm a neve, os ventos gelados, o abrigo ao fogo e a chuva no lado de fora, num cenário que, apesar de inóspito, pode inspirar a alegria.

 

PROGRAMA

AS QUATRO ESTAÇÕES – Antonio Vivaldi

1 – Concerto Nº 1 in Mi Maggiore: La Primavera

Allegro / Largo / Allegro

2 – Concerto Nº 2 in Sol Minore: L´Estate

Allegro non molto / Adagio / Presto

3 – Concerto Nº 3 in Fa Maggiore: L’Autunno

Allegro / Adagio molto / Allegro

4 – Concerto Nº 4 in Fa Minore: L’Inverno

Allegro non molto / Largo / Allegro

 

SERVIÇO

O QUÊ – “As Quatro Estações”, com a Camerata Florianópolis

ONDE – Canal da Camerata no Youtube

QUANDO – Dia 10 de setembro, às 20h

QUANTO – Gratuito

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img