20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Camerata vai tocar músicas dos Beatles em dois espetáculos nesta semana em Florianópolis

spot_img

Camerata vai tocar músicas dos Beatles em dois espetáculos nesta semana em Florianópolis

spot_imgspot_img

Na teoria, a banda acabou em 1970. Mas, na prática, o som dos garotos de Liverpool é realmente atemporal e revolucionário. Beatles não poderia ficar de fora do repertório da Camerata Florianópolis. Atendendo a pedidos, a orquestra fará um tributo especial à banda que marcou época e a história da música mundial, nesta quarta e quinta-feira (31 de maio e 1º de junho), às 21h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis. Os ingressos já estão encerados. 

O espetáculo vem sendo desejado desde 2008, mas foi no ano passado que ele começou a ser desenhado no papel pelo maestro Jeferson Della Rocca e o arranjador Alberto Heller. E esta semana, após muito estudo e ensaios, vai virar um show.

Construído a várias mãos, o tributo Especial Beatles ganhou arranjos realmente especiais, criados por Heller, que pensou na personalidade de cada um dos músicos que irá interpretar as partituras. “Os músicos não são escravos da partitura, eles também agregam elementos e transformam o resultado final ao imprimir seu estilo, seu modo de tocar, sua história. O resultado final sempre guarda uma boa dose de surpresa”, vibra.

O maestro Della Rocca explica como o projeto foi amadurecendo nesses quase 10 anos. “A gente chegou a tocar uma ou duas músicas dos Beatles durante o Rock’n Camerata, e o público sempre pedia mais. Não abríamos mais porque queríamos fazer um espetáculo só dos Beatles. E chegou o momento do nosso grande tributo à banda. Afinal, em 2017 comemoramos os 50 anos do lançamento do álbum Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band, que a crítica considera uma de suas melhores obras”.

Veja trecho de ensaio:

E como foram escolhidas as músicas, maestro?

“A gente ouviu o público, que pedia muito através de nossos canais de comunicação. O Alberto passou uma lista, as mais famosas, as mais lindas, as mais pedidas. E chegamos a 30. Mas o concerto só poderia ter 18. Assim, com dor no coração, a gente foi tirando até chegarmos nesse repertório, que ficou muito especial, pois tem uma música representando cada fase, cada álbum dos Beatles”.

Além dos músicos da Camerata, o espetáculo contará com a participação dos vários convidados: os cantores Dudu Filetti, Maurício Peixoto e Duda Medeiros, além da banda formada por Mateus Shaffer (guitarra), Paulo Back (baixo e vocais) e Richard Bondan (bateria). “Todos esses músicos são muito identificados e há muito tempo tocam os Beatles” explica o maestro. O show ainda traz participações especiais de Baba Junior (baixo) e Luciano Bilu (guitarra), e leva a produção de Maria Elita Pereira.

“Um show para públicos de todas as idades e gostos. Imperdível!”, resume o maestro Della Rocca.

REPERTÓRIO

1. Sargent Peppers Lonely Heart Club Band

2. Eleanor Rigby

3. Hey Jude

4. Yesterday

5. Let it Be

6. Lucy in the Sky with Diamonds

7. She's leaving Home

8. Pepperland

9. Penny Lane

10. In my life

11. Hello Goodbye

12. Help

13. All you need is love

14. The long and winding road

15. I want to hold your Hand

16. Here comes the Sun

17. Norwegian Wood

18. Abbey Road Medley (Golden Slumbers / Carry That Weight / The End)

FICHA TÉCNICA

MAESTRO: Jeferson Della Rocca

MÚSICOS: Dudu Filetti, Maurício Peixoto e Duda Medeiros, e banda formada por Mateus Shaffer (guitarra), Paulo Back (baixo e vocais) e Richard Bondan (bateria), com participações especiais de Baba Junior e Luciano Bilu

ARRANJOS: Aberto Heller

PRODUÇÃO: Maria Elita Pereira

SERVIÇO:

O QUE: Camerata Florianópolis faz concerto especial The Beatles

QUANDO: 31 de maio e 1º de junho

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img