18.7 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Camerata Florianópolis se apresenta nesta sexta-feira no Teatro Pedro Ivo

spot_img

Camerata Florianópolis se apresenta nesta sexta-feira no Teatro Pedro Ivo

spot_imgspot_img

Maestro Jeferson Della Rocca apresenta a opereta cômica de Mozart “O EMPRESÁRIO”

30 de Abril – 21h
Teatro Governador Pedro Ivo

A Camerata Florianópolis apresentará no dia 30 de abril, 21h, no Teatro Pedro Ivo a Opereta Cômica “O Empresário”de Mozart. O concerto, que terá também no repertório a “Abertura Coriolano” de Beethoven, será regido pelo maestro Jeferson Della Rocca contará com solos de CARLA DOMINGUES (soprano), CLAUDIA ONDRUSEK (soprano), RICARDO CASTRO (tenor) e JAVIER VENEGAS (baixo), e direção cênica de SULANGER BAVARESCO.
Este será o terceiro concerto oficial da Temporada 2010 da orquestra de um total de 30 previstos até dezembro. A programação inclui diversos concertos de diversos estilos e gêneros musicais, bem como um verdadeiro desfile de grandes personalidades da música erudita do Brasil e exterior. O concerto foi viabilizado através do patrocínio da SC Gás, via Lei Rouanet/Ministério da Cultura, Governo Federal.

As Obras

Abertura Coriolano, op. 62
LUDWIG VAN BEETHOVEN (1770 – 1827)
A Abertura Coriolano, op. 62 foi escrita em 1807 e sua estréia aconteceu em Viena, em dezembro do mesmo ano. Não foi composta como um prelúdio para a tragédia homônima de Shakespeare, mas para um drama do escritor Heinrich Josef von Collin, a quem a abertura foi dedicada.
A obra conta a história de Coriolano, um patrício romano que foi banido por sua hostilidade ao povo, e se aliou aos inimigos de Roma, sitiando a cidade – que esteve prestes a sucumbir ao assalto. A mãe e a esposa de Coriolano o persuadem a retornar sua fidelidade à Roma, que escapa ao assalto, mas Coriolano tem uma morte trágica.
A abertura inicia com um uníssono nas cordas, seguido por acordes executados por toda a orquestra. O tema principal é anunciado, indicando o caráter heróico de Coriolano e a inquietude de espírito que ele possuía. É apresentado pelos violinos e violas, e após um breve desenvolvimento é seguido por um belo segundo tema que denota os atributos mais delicados do herói.
Com o terceiro tema – uma fuga nos violinos – o desenvolvimento fecha a primeira parte da peça. Sua segunda parte consiste em uma repetição dos mesmos materiais, com algumas variações.
O desenvolvimento dessa segunda parte leva a uma Coda intensamente apaixonada e dramática, que descreve a morte de Coriolano. Um dos mais trágicos finais de abertura, com sua alusão fragmentada do tema principal, e sua impressão gradual de distância, para que ao final, soem três notas suaves que são claramente as últimas pulsações do herói morrendo.

O Empresário
WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 – 1791)
O Empresário (Der Schauspieldirektor), KV 486, é um singspiel escrito por Wolfgang Amadeus Mozart e com o libreto em alemão de Johann Gottlieb Stephanie Der Jüngere, (mesmo autor do libreto de O Rapto do Serralho), que curiosamente representou o papel do “Empresário”, no dia da estréia, acontecida no Palácio Vienense de Schönbrun, a 7 de Fevereiro de 1786. Além da abertura, a ópera é constituída por quatro números musicais, sendo o restante composto de texto falado. O libreto original contém seis papéis para atores e quatro para cantores, sendo a parte falada bastante superior à parte cantada.
A ópera O Empresário conta a história de um diretor de teatro, Frank, que cansado de seus recorrentes insucessos, deseja convencer suas duas amantes: Herz, uma prima Donna em decadência e Simberklang, uma jovem cantora ambiciosa a protagonizarem juntas seu novo empreendimento artístico, a ópera O Suicídio. O empresário possui um assistente, Buff, que almeja o posto de Baixo na montagem e o auxilia a convencer as duas cantoras através de bajulações excessivas.
Na trama, pode-se perceber o confronto da mesquinharia e os interesses particulares de um lado, e do idealismo e o amor pela arte de outro, porém com muito humor e leveza.

Produção: MARIA ELITA PEREIRA
Informações: 048 3233-2324

Ingressos: R$ 20,00 / R$ 10,00 (estudantes, idosos e Clube DC)
A venda na sede da Camerata Florianópolis (Rua Joe Colaço 708 – Bairro Santa Mônica) e bilheterias do Teatro Governador Pedro Ivo, CIC e TAC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img