18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Caminhão da Casa da Barbie no Parque de Coqueiros

spot_img

Caminhão da Casa da Barbie no Parque de Coqueiros

spot_imgspot_img

Na próxiima semana a Secretaria Municipal do Continente de Florianópolis receberá a visita de um veículo cheio de “charme e conteúdo”. É o caminhão Casa da Barbie, criado pela Mattel do Brasil com o objetivo de aproximar as brasileirinhas do universo da boneca mais famosa do mundo. E também oferecer aos visitantes uma série de atividades lúdicas e educativas. O caminhão da Casa da Barbie estará Parque de Coqueiros de oito a 19 de abril.

Segundo a empresa, líder mundial na fabricação de brinquedos, o projeto Casa da Barbie é itinerante e irá percorrer, no período de outubro de 2008 a dezembro de 2009, diversas cidades do Sul e Sudeste do País com a proposta de apresentar mensagens de cunho educativo às crianças, além de proporcionar muita diversão.

“Receber a visita da Casa da Barbie é priorizar a educação ambiental e social de todas as crianças do município de Florianópolis, além disso, é muito importante aguçar a imaginação das mesmas trazendo a realidade” diz o Secretário do Continente: Deglaber Goulart.

Durante cinco dias, as crianças da cidade e região poderão visitar as instalações da carreta especialmente concebida para ação. Com visual externo que chama a atenção pela graça e arrojo, seguindo a linha de comunicação da marca, essa unidade móvel revela em seu interior a réplica do brinquedo Casa da Barbie que chega ao Brasil em 2009 – com direito a sala, quarto, cozinha e banheiro.

Em cada detalhe da ambientação podem ser conferidos os mesmos conceitos verificados nos brinquedos: o delicado e feminino estilo Barbie, mas que não deixa de lado a atitude. “Esse traço faz parte da personalidade da boneca que em suas caracterizações está sempre alinhada às novas demandas do mundo, acompanhando as preocupações da atualidade como questões de cidadania e responsabilidade social, por exemplo”, explica a executiva da Mattel, Ana Furtado, gerente da marca Barbie para a divisão de brinquedos no Brasil.

Circuito interno educativo

Todos os espaços da Casa da Barbie estão integrados em uma espécie de circuito de visitação. No roteiro, quem circular por suas dependências vai se deparar não só com cômodos nos quais estão dispostos móveis e acessórios com esse “estilo Barbie”, mas com importantes informações que são transmitidas didaticamente por monitores treinados para o projeto. “Procuramos desenvolver, em cada ambiente, uma atividade específica relacionada a temas ligados à cultura, saúde, lazer e ecologia. O intuito é transmitir, por meio desse tipo de dinâmica diferenciada e interativa, conceitos prioritários ao processo de educação e formação das crianças”, comenta Ana Furtado.
Em grupos monitorados os visitantes terão como primeira parada no interior da Casa da Barbie a sala, local onde serão recebidos virtualmente pela própria “anfitriã”. Em clima de boas-vindas, a simpática boneca aparecerá em uma tela, transmitindo às crianças noções de cidadania e ressaltando que bom comportamento é algo fundamental no convívio com o próximo. E ainda reforça o convite para estarem juntos em um animado domingo com a Barbie – ao vivo.

Depois de curtir tudo o que há na sala, é hora de seguir para o próximo cômodo: a cozinha. Ali, terão contato com procedimentos corretos e adequados para a preservação do meio ambiente em simples atos do dia-a-dia. Em uma espécie de gincana monitorada, as crianças receberão instruções sobre a importância e as formas de separar os materiais recicláveis para remeter ao lixo.

Mais adiante, no quarto, as crianças serão recebidas por um contador de histórias que interpretará contos da Barbie, além de terem à disposição diversos livros da Editora Fundamento. A idéia é despertar nos pequenos a iniciativa do contato com o mundo da leitura. “Este será um momento em que elas poderão se relacionar com os livros e aprenderão que ler é tão gostoso e encantador quanto brincar ou ver televisão”, diz Ana Furtado.

Como último ponto do circuito, o banheiro. É nesse espaço nem sempre muito valorizado nos lares em que os baixinhos terão contato com algumas dicas valiosas, como noções sobre higiene bucal. De forma lúdica, o monitor demonstrará como deve ser a correta escovação, usando para isso uma divertida arcada dentária tamanho gigante. Além disso, a meninada também receberá dicas sobre higienização – porque é tão importante sempre lavar as mãos após a ida ao banheiro; e consumo consciente – porque devemos estar atentos à economia de água na pia, no chuveiro, na descarga do sanitário etc.

Outras atrações

Enquanto a visitação rola solta no interior da Casa da Barbie, na parte externa uma série de atividades também será promovida para entreter quem aguarda sua vez na fila.

Pinte e Cole – em um espaço especialmente caracterizado como Oficina de Artes, as crianças poderão pintar e colar desenhos de temas variados com produtos da Mercur, Bic e Foroni.

Estúdio da Barbie – é a hora da eternizar o momento: em uma área que reproduz o clima de um estúdio fotográfico, as crianças podem ser “clicadas” em frente a um painel que reproduz a Casa da Barbie. E ainda terão direito a levar a foto como lembrança.

Escolinha de Trânsito – em uma pista que simula uma rua real estão dispostos sinais básicos de trânsito para que as crianças possam circular com bicicletas da Caloi e ao mesmo tempo apreender noções primárias de cidadania.

Cine Barbie – para rechear ainda mais a agenda da Casa da Barbie, no sábado um telão ficará instalado no lado de fora da unidade móvel para a projeção de filme da Barbie, claro, com direito a sessão de 1h no clima de cinema…

“Chave de ouro”

Além dos aspectos lúdicos e educativos, o projeto itinerante Cada da Barbie tem como objetivo estimular outros processos junto à criançada e à comunidade local: gestos de responsabilidade social e a solidariedade. Por isso, em cada cidade na qual a unidade móvel tiver parada prevista, a organização do evento firmará parceria com instituição filantrópica que funciona na localidade e tem como foco de atuação o trabalho e cuidado com as crianças. “A iniciativa funcionará como chancela local para buscar o engajamento da comunidade em algo que eles acreditam e valorizam em sua cidade, reforçando ainda mais lado social da Barbie”, esclarece Ana Furtado.
Essa instituição será beneficiada com a reversão da renda dos ingressos que permitirão acesso dos visitantes à Casa da Barbie – 1 kg de alimento não-perecível por pessoa. No domingo, último dia funcionamento do projeto na cidade, a Barbie – ao vivo, fará a entrega dos donativos coletados para a instituição parceira, em festa de encerramento do evento no município.

Vale ressaltar que sempre o primeiro dia de funcionamento da unidade, a quarta-feira, terá programação destinada exclusivamente à visitação de escolas públicas e instituições voltadas ao tratamento e cuidado de crianças, sem exigência de ingressos para participação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img