27.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Campanha com eventos online vai debater o empreendedorismo acima dos 40 anos

spot_img

Campanha com eventos online vai debater o empreendedorismo acima dos 40 anos

spot_imgspot_img

A Conampe lança a campanha de comunicação #FazSentido para fortalecer o segmento sênior da comunidade de empreendedores e empreendedoras à frente de micro e  pequenas empresas

Evento online de largada da campanha acontecerá nessa quinta-feira, 29/07, às 19h, no YouTube (canal Conampe) – Inscrições gratuitas: https://conteudo.conampe.org.br/campanha-faz-sentido 

A Confederação Nacional da Micro e Pequenas Empresas (Conampe), lança uma campanha com o objetivo de fortalecer, motivar, inspirar e engajar o segmento etário mais maduro do empreendedorismo de pequenas e microempresas. Neste dia 29 de julho, quinta-feira, às 19 horas, em webinar no canal Conampe (YouTube), a entidade receberá o escritor e pesquisador Ricardo Oliveira Neves, direto de Berlim, para falar sobre empreendedorismo, o papel dos empreendedores seniores pelo mundo e no Brasil, especialmente neste primeiro período de retomada e em seguida, de pós-pandemia. O evento tem apoio da Fampesc.

O BRASIL MAIS EXPERIENTE – O Brasil, neste século 21, deixou de ser um país de jovens o que se reflete no fato de que 47% da nossa população estar acima de 40 anos e 19,5% estar acima dos 60. 

Em termos de empreendedorismo são justamente os seniores, ou aqueles que, de forma carinhosa e ao mesmo tempo jocosa, são identificados como “a turma que já entrou nos enta”, como o segmento que mais gera empregos e valor agregado através de suas micro e pequenas empresas se comparado ao segmento entre 18 e 39. 

Os brasileiros a partir dos 40 anos somam hoje mais de 40% do total da população. A cada ano, esse percentual vai aumentando.

IMPACTO – Apesar da sua importância como empresários e empreendedores, é justamente este segmento dos seniores o que mais sofreu impacto negativo da pandemia. As pesquisas da Conampe apontam como causa o fato de que por serem mais velhos são justamente a população de risco mais elevado de complicações e morbidade relacionado com o convid-19, e que por isso foram obrigados a tomar precauções mais estritas em termos de isolamento social. Na alternativa de sobrevivência comercial e produtiva que emergiu dentro da pandemia de buscar soluções nos canais digitais, os empreendedores e empreendedoras sênior tiveram um desempenho menos resiliente em função das dificuldades desse segmento em acertar o passo com a mentalidade de transformação digital dos negócios.

CAMPANHA – Atenta a esse impacto negativo da pandemia, agora com o avanço exponencial da vacinação no Brasil e em todo mundo, começamos todos a perceber a configuração de retomada da confiança em reconstruir a economia em direção a um novo normal, a Conampe entende como estratégico implementar ações para requalificar, motivar e inspirar a turma dos seniores. Nesse sentido lança a campanha de comunicação mediante a realização de eventos online e através dos canais digitais intitulada “FAZ SENTIDO”

O segmento de dirigentes seniores nas pequenas e microempresas tem uma característica muito especial, diferentemente dos trabalhadores do setor público e estatais, esses trabalhadores e trabalhadoras não vislumbram a aposentadoria como um objetivo próximo de suas vidas. A aposentadoria no Brasil, se comparada a outros países, ainda acontece antes: homens se aposentam aos 65 anos e mulheres aos 62 anosEm alguns países, com maior expectativa de vida, a aposentadoria começa após os 70 anos.

NECESSIDADE – Os empreendedores e empreendedoras seniores não podem se dar ao luxo da aposentadoria. Ao mesmo tempo, a população brasileira vive um salto de longevidade extraordinário que fez com que aqueles que nasceram desde os anos 60 podem considerar que ganharam um bônus de longevidade de mais de 20 anos.

Os que se dedicam ao desenvolvimento dos seus próprios negócios são pessoas diferenciadas dos trabalhadores que fundamentalmente buscam garantir a sobrevivência e segurança econômicas. Os empreendedores, além da recompensa financeira, encontram a realização de forma mais ampla ao gerar emprego e a contribuir para gerar riqueza e bem-estar para suas comunidades e para a sociedade em geral.

Como pilar temático central, motivador e inspirador, a Conampe foi buscar o apoio do escritor e empresário Ricardo Oliveira Neves identificado com a campanha “FAZ SENTIDO” através de seu livro “APOSENTADORIA É PARA OS FRACOS – OS 60 SÃO OS NOVOS 40”. 

Com seu livro, Ricardo advoga um novo horizonte, mais inclusivo para a sociedade brasileira em termos de promover uma integração multigeracional na qual, ao longo de toda vida, as pessoas podem e devem buscar PROPÓSITO DE IMPACTO. Inspirado na mensagem positiva do subtítulo de seu livro.

Ricardo será o curador e mestre de cerimônia da campanha “FAZ SENTIDO” que vai contemplar o objetivo de animar, inspirar, motivar a comunidade sênior a se tornar ainda mais qualificada e unida em torno do desenvolvimento pessoal, comunitário e do ambiente de negócios no Brasil.

DADOS – Com a coordenação do economista Carlos Magno Andrioli Bittencourt, membro do Conselho Federal de Economia, a Conampe apresentará, durante a campanha, dados e informações sobre os empreendedores com mais de 40 anos, seu potencial e importância no país. 

29 DE JULHO – 19h – Nesta data será realizado um evento online, no canal Conampe (YouTube), com Ricardo Oliveira Neves, Ercílio Santinoni (empresário), Carlos Magno Andrioli Bittencourt (economista), Alcides Andrade Neto (empresário e consultor), Juliane Guzzoni (empresária e jornalista) e Diniz Neto (empresário e jornalista), em uma conversa sobre o tema e apresentação do cronograma dos eventos da campanha “FazSentido”, nos meses de agosto e setembro. Serão quatro eventos online, comandados por Ricardo Neves com a participação de convidados e convidadas do mundo empresarial das micro e pequenas empresas, além de pesquisadores. 

SOBRE A CONAMPE

A Conampe atua, há mais de 35 anos, como um sistema nacional, reunindo entidades de representação das microempresas, pequenas empresas, MEIs e artesãos, seus dirigentes e líderes.  A Confederação representa e defende os interesses dessas empresas e suas entidades, em todo o país.

Micro e Pequenas Empresas em números no Brasil

30% do PIB

55% dos empregos com carteira assinada

44% dos salários pagos

80% dos primeiros empregos

Mais de 7,5 milhões de MPEs (Sebrae)

MEIs em números no Brasil

Mais de 12 milhões de MEIs (Ministério da Economia)

Em 2021 ingressaram no mercado cerca de 2,7 milhões novos MEIs 

As MPEs e MEIs representam mais de 90% das empresas do País

(Dados do Ministério da Economia, Mapa de Empresas, Simples Nacional e Sebrae, reunidos pelo economista Carlos Magno Bittencourt, consultor da Conampe e membro do Conselho Federal de Economia).

Conheça mais sobre a Confederação no site conampe.org.br

Presidente: Ercílio Santinoni

Ricardo Oliveira Neves 

Pesquisador e consultor de estratégia, comunicação e marketing, autor de sete livros sobre inovação e mudança. Além de Aposentadoria é para os Fracos, é autor de Sensemaking: Liderança por Propósito, que saiu recentemente em edição em português e inglês, e ainda Tempo de Pensar Fora da Caixa. Como diz o próprio Ricardo “tem ainda a pele no jogo” do empreendedorismo social e por essa razão é “fellow” (membro) da Ashoka, uma organização internacional promotora de desenvolvimento de impacto social. Tem dupla residência em Berlim e Rio de Janeiro, e atua globalmente ministrando workshops e palestras em diferentes países para organizações e empresas identificadas com desafios de mudanças sistêmicas.  www.ricardoliveiraneves.com

Foto: Ricardo Oliveira Neves / Divulgação

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img