16.3 C
fpolis
terça-feira, outubro 26, 2021
cinesytem

Campanha de vacinação contra a gripe influenza começa nesta segunda-feira em Florianópolis

spot_img

Campanha de vacinação contra a gripe influenza começa nesta segunda-feira em Florianópolis

spot_img

Começa nesta segunda-feira, 4, em todos os postos de saúde de Florianópolis a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza. De acordo com a secretaria de Comunicação do Executivo Municipal, a meta na Capital é atingir 80% do público-alvo no período da campanha, que vai até 22 de maio.

A imunização é gratuita para pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha é feita anualmente desde 1999, com indicação de novos grupos prioritários a cada ano. A vacina protege contra dois tipos de Influenza A e um tipo de Influenza B. Está prevista para este ano a aplicação de aproximadamente 120 mil doses em Florianópolis. A imunização é contraindicada a pessoas com alergia a ovo ou a doses anteriores.

Entre os anos de 2011 e 2014, Florianópolis alcançou coberturas que variaram de 93,26% (2011) a 81,66% (2014), com as maiores coberturas observadas nos grupos de trabalhadores em saúde. Crianças menores de 5 anos devem receber duas doses para conferir a imunidade. O abandono do esquema impacta significativamente na proteção contra a infecção.

Sintomas e prevenção

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelas mãos.

A melhor forma de prevenir a doença, além da vacina, é lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Outra opção é o uso de álcool gel para higienizar as mãos.

spot_img
spot_img