Capital será pioneira em câmaras de conciliação para empresas

NegóciosCapital será pioneira em câmaras de conciliação para empresas

Compartilhe

ACIF poderá sediar seis unidades avançadas de atendimento judiciário

Florianópolis será pioneira na implantação de câmaras de conciliação voltadas às questões judiciais do segmento empresarial. Na próxima segunda-feira (26/1), às 17h30, no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), será assinado acordo de intenções para a criação e instalação de unidades avançadas de atendimento judiciário nas associações comerciais.

“A medida, além de inovadora no Brasil, irá contribuir muito para a agilidade no sistema geral de soluções de conflitos em nosso âmbito de atuação”, afirma o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Doreni Caramori Júnior. Segundo ele, uma das possibilidades abertas pelo acordo é a de instalar unidades em cada uma das cinco regionais da ACIF – Continental, Sul, Lagoa da Conceição, Ingleses e Canasvieiras –, além da Matriz, no Centro, facilitando ainda mais o acesso dos empresários às câmaras de conciliação.

Por indicação do Conselho Nacional de Justiça, Florianópolis foi escolhida para sediar o projeto-piloto que tem por objetivo dirimir litígios em fase pré-processual, por meio da conciliação. Além da ACIF e do TJ/SC, assinam o documento a Federação das Associações Comerciais de SC (Facisc) e Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena e Micro Empresa

(Sebrae/SC).