18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Captação de recursos para iluminação pública de Palhoça ganha nova possibilidade

spot_img

Captação de recursos para iluminação pública de Palhoça ganha nova possibilidade

spot_imgspot_img

Projeto de melhorias poderá contar com financiamento de debêntures incentivadas

A concessionária QLuz, responsável pela iluminação pública de Palhoça, recebeu autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para captar até R$ 41 milhões, por meio de debêntures incentivadas. Os recursos vão ser investidos no projeto que prevê expansão, modernização, implantação de um centro de controle operacional, além de sistema de telegestão e de projetos de iluminação de destaque. São melhorias que dão sequência às ações iniciadas há cerca de um ano e meio quando a QLuz assumiu a gestão da iluminação pública em Palhoça, por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) com a prefeitura. Recentemente, foi concluído um dos principais projetos de modernização previstos no contrato, com 100% das antigas luminárias de descarga trocadas por luminárias com tecnologia LED, nos mais de 27 mil pontos de iluminação da cidade.

O uso de LED permite à cidade aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto. Somente por usar LED no lugar das lâmpadas antigas, a Prefeitura pode garantir economia em torno de 62% com os gastos de energia elétrica do sistema de iluminação pública, além de manter ruas e praças mais bem iluminadas e seguras. Isso sem contar os benefícios ao meio ambiente, pois as lâmpadas de LED são mais sustentáveis, cerca de 98% dos materiais que a compõem são recicláveis e, por isso, podem ser descartados sem causar danos à natureza.

Debêntures para iluminação pública

Desde fevereiro de 2021, o Governo Federal permite a captação de recursos por meio de debêntures incentivadas para projetos de iluminação pública. Elas são títulos privados de renda fixa que permitem às empresas captarem dinheiro de investidores para financiar seus projetos. Os recursos são empregados necessariamente em obras de infraestrutura e há isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos pelos investidores. O projeto de Palhoça é o quinto autorizado no país.

Foto: Palhoça por José Somensi

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img