23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Casan alerta para teste de fumaça no Norte da Ilha

spot_img

Casan alerta para teste de fumaça no Norte da Ilha

spot_imgspot_img

A partir das próximas semanas, uma operação da Casan pode provocar a saída de fumaça em alguns imóveis no Norte da Ilha. A companhia alerta a população para não se assustar, pois se trata do chamado teste de fumaça, que permite uma inspeção na rede de esgoto. Especial para realização desse tipo de serviço, a fumaça não é tóxica, sendo usada para detectar irregularidades.

"O teste possibilitará uma radiografia precisa das ligações residenciais que não estão adequadas e de possíveis conexões da rede de esgotos com a rede de drenagem", explica o engenheiro Rodrigo Maestri, gerente de Políticas Operacionais da companhia e responsável pela operação.

Contratada mediante licitação, uma empresa especializada no serviço vai injetar fumaça nas redes de esgotos. O teste possibilitará a verificação de inadequações ao revelar a saída da fumaça em bocas de lobo, por exemplo. Esse equipamento da rede de drenagem não deve ter conexão com a rede de esgoto sanitário.

Também permitirá a verificação de ligações irregulares de imóveis públicos e particulares, residenciais ou comerciais, que poderão apresentar saída de fumaça em ralos, calhas e outros dispositivos internos, que devem escoar exclusivamente água da chuva.

Depois dos testes de fumaça, os problemas serão comprovados em trabalho de videoinspeção, com equipamento de captura de imagens no interior das tubulações de esgoto. A empresa especializada será também responsável pela elaboração de laudos e relatórios para providências de recuperação das redes de esgotos.

O serviço será executado durante 120 dias. Serão vistoriadas as redes coletoras do Sistema de Esgotamento Sanitário Costa Norte, que incluem Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Praia Brava.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img