21.9 C
fpolis
sábado, março 2, 2024

Casarão da Lagoa abre exposição Desterro, Décima Ilha

spot_img

Casarão da Lagoa abre exposição Desterro, Décima Ilha

spot_imgspot_img

Depois de passar por Paris e Berlim, a exposição fotográfica “Desterro, Décima Ilha” será aberta nesta quinta-feira (09/07), às 19h, no Centro Cultural Bento Silvério – Casarão da Lagoa, na Lagoa da Conceição. A mostra, assinada pelo fotógrafo Flávio de Oliveira, reúne imagens do cotidiano das comunidades ligadas à cultura açoriana, retratando sob um novo olhar costumes e tradições que sobrevivem ao tempo. Com apoio do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a exposição fica aberta à visitação pública até 31 de julho.

De caráter sócio-documental, o trabalho consiste em 25 fotografias no tamanho 30cm x 45cm, em preto e branco, retratando imagens do folclore, da gastronomia e do cotidiano de pessoas que vivem nas comunidades do interior da Ilha, onde há forte influência da cultura açoriana. A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, durante o mês de julho.

O material faz parte de uma coletânea de imagens realizadas durante seis meses de pesquisa e será doado ao acervo do Casarão da Lagoa. O trabalho visa abrir uma janela atemporal da cultura açoriana, ligando as gerações que buscam preservar a identidade cultural marca pela influência dos antepassados e as gerações mais novas, influenciadas pelas pressões de uma sociedade consumista e em constante transformação.

Nascido no Rio de Janeiro em 1962, Flávio de Oliveira, participou de vários cursos de arte ainda adolescente, por influência familiar. Mudou-se para Florianópolis na década de 1980 onde continuou sua formação curricular. Em 1983 participou da Mostra de Fotografia Independente no centro de Convivência da Universidade Federal de Santa Catarina. A partir daí passou a exercer a atividade usando a fotografia como registro social e ferramenta de arte contemporânea, com destaque para a fotografia em preto e branco (PB).

Com trabalhos publicados em diversos jornais e revistas, Flávio realizou exposições na Dinamarca, África do Sul, Alemanha, Israel, Itália, França e no Brasil. Em 2008, um de seus trabalhos foi selecionado na Mostra Leica Brasil, classificando-se entre as 50 melhores imagens PB no país. Recentemente, participou da Mostra Ano da França no Brasil, em Paris.

Serviço

O Quê: Exposição “Desterro, Décima Ilha”, de Flávio de Oliveira

Quando: abertura na quinta-feira (09/07) – 19h

Exposição até 31 de julho – de segunda a sexta-feira – 8h às 19h

Onde: Centro Cultural Bento Silvério – Casarão da Lagoa

(48) 3232-1514

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais