Catavídeo anuncia mudanças e abre inscrições para edição 2010

EventosCatavídeo anuncia mudanças e abre inscrições para edição 2010

Joaquina ganha passarela de madeira sobre as dunas, com rampa a partir do estacionamento

Estrutura de 185 metros foi concluída em 13 de outubro, custou cerca de R$ 695 mil e fica pronta mais de dois meses antes do verão.

Avenida da Saudade, no Itacorubi: pedestres e ciclistas passam a usar desvio pelo aterro a partir desta sexta

Nova fase da obra começa na tarde de 16 de outubro e deve durar cerca de 15 dias; a ideia é terminar o trecho antes da temporada de verão.

Ciclo do Divino 2026 fecha neste domingo no Rio Vermelho, com 15 comunidades

Encerramento na Igreja de São João Batista reúne as comunidades festeiras da Capital; a procissão sai às 15h e o rito de fechamento está previsto para as 16h30.

Carnaval 2027 em Florianópolis: Luísa Sonza, Kevin O Chris e Dazaranha estão entre as atrações

Prefeitura e Hit Makers anunciam com quatro meses de antecedência a programação do Carnaval de Rua, de 6 a 9 de fevereiro, em nove arenas pela cidade.

Compartilhe

Em sua 12ª edição, festival passa ocorrer na Fundação Cultural Badesc e inicia projeto de memória do cinema catarinense.

Com a abertura do período de inscrições ao 12º Catavídeo na terça-feira 3 de agosto, a organização do festival anuncia mudanças para 2010. A mostra de vídeos passa a ocorrer no cineclube da Fundação Cultural Badesc de 30 de outubro a 7 de novembro e o evento, que já é a principal janela do audiovisual produzido no Estado, agora pretende resgatar também produções que foram parar na prateleira dos realizadores.

Até a edição de 2009, a inscrição era aberta somente para a produção recente, realizada nos últimos dois anos. A partir de agora, não há mais esta restrição, desde que o audiovisual nunca tenha sido exibido no Catavídeo. Ao longo de 11 anos, o festival formou um acervo de 852 vídeos, com um panorama significativo da produção da década e a intenção é ampliar o número de títulos para preservar a memória e a exibição. Nas últimas três edições, a média anual de inscrições foi de 100 filmes.

Além da mostra, o Catavídeo promove oficinas, que serão realizadas no Sesc da Prainha. Um dos temas que estão sendo planejados para este ano é a produção de videoclipes já que há uma demanda no Estado provocada pela proliferação de novas bandas. Outra oficina que deve ser novamente realizada é a de projetos com o objetivo de esclarecer dúvidas dos diretores na formatação de idéias de filmes com adequação às exigências das leis de incentivo, prêmios e editais.

Os interessados em fazer inscrições de seus vídeos têm dois caminhos. Podem optar pelo site www.catavideo.org ou pessoalmente no Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, o Funcine, que funciona anexo à Fundação Franklin Cascaes, no Forte Santa Bárbara, Centro, de segunda a sexta, das 13 às 18h, fone (48) 3224-6591 e 9989-4215. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail catavideo@alquimidia.org.

A cada ano, a organização traz um debatedor convidado para abrir o festival. Nas edições anteriores vieram os diretores Eduardo Valente, Gustavo Spolidoro, Carlos Nader Emerson Schmidlin e Kiko Goifmann. O Catavídeo é realizado pela Associação Cultural Alquimídia e Funcine, em parceria com a Fundação Cultural Badesc, Sesc e Cinemateca Catarinense, com o apoio da Unisul, Museu da Imagem e do Som e produção da Exato Segundo Produções Artísticas.

Escritório de Produção do Catavídeo:

Funcine – Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis. Forte Santa Bárbara, Centro, CEP: 88010-410, Florianópolis (SC).
Fones: (48) 3224-6591, (48) 9989-4215
Horário: 13h às 18h
E-mail: catavideo@alquimidia.org
Site: www.catavideo.org