24.6 C
fpolis
segunda-feira, setembro 20, 2021
cinesytem

CDI-SC inaugura novo centro de descarte de equipamentos eletrônicos na Grande Florianópolis

spot_img

CDI-SC inaugura novo centro de descarte de equipamentos eletrônicos na Grande Florianópolis

Na próxima segunda-feira (25), o Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC) inaugura um novo Centro de Reutilização de Resíduos Tecnológicos (CERTEC), destinado ao processamento de equipamentos eletrônicos de informática descartados. A inauguração acontece a partir das 10h, no Centro Empresarial e Industrial de Palhoça, no Jardim Eldorado, próximo à BR-101. O antigo centro, no bairro José Mendes em Florianópolis, foi desativado.

O novo endereço deve melhorar a logística do descarte de aparelhos eletrônicos por grandes empresas, já que a proximidade com a BR-101 facilita o acesso ao CERTEC. O espaço para carga e descarga do material foi ampliado, bem como a área de processamento do material. Por mês, são processadas cerca de 70 toneladas de equipamentos, vindos de empresas e de pessoas físicas de todo o estado de Santa Catarina, número que deve aumentar com a inauguração do novo CERTEC.

Como funciona o CERTEC

Assim que chega ao CERTEC, o material passa por uma triagem. Em geral, cerca de 20% do que é recolhido ainda tem condições de ser reutilizado, e então é enviado para o laboratório do CERTEC ou para o Curso de Manutenção e Montagem de Computadores do CDI-SC, em que jovens de comunidades carentes aprendem a recuperar os equipamentos e se tornam técnicos em informática. Nesse curso, já se formaram 103 alunos que ingressaram no mercado de trabalho como empreendedores, funcionários de assistências técnicas ou trabalhando de forma autônoma.

O material sem condições de reutilização é desmanchado e gera matéria-prima para outros recicladores: plástico, alumínio, vidro, placas eletrônicas, cobre, etc. Dessa forma, todo o lixo eletrônico é reaproveitado, evitando que as substâncias altamente tóxicas presentes nos equipamentos de informática contaminem o meio ambiente ou afetem a saúde da população.

A população interessada em se desfazer de equipamentos usados de informática podem ir até os postos de coleta espalhados na Grande Florianópolis, em supermercados, shopping centers, lojas de Informática e empresas parceiras, divulgados no site www.cdisc.org.br.

O que é o CDI-SC

O CDI-SC é uma ONG que atua na inclusão digital de populações menos favorecidas oferecendo gratuitamente cursos à comunidade, por meio de parceria com empresas, associações de moradores e instituições. O CDI-SC também desenvolve o Programa ReciclaTec, que tem como principal objetivo recuperar equipamentos de informática recebidos de todo o Estado de Santa Catarina.

Ao longo dos 11 anos de atuação do CDI-SC, foram beneficiadas mais de 11 mil pessoas. Só em 2012, foram capacitados 661 alunos. A instituição também tem uma rede de atendimento à comunidade através dos Telecentros, espaços de internet comunitária que servem para uso de computadores, impressoras e internet, com auxílio de monitores.

SERVIÇO
QUEM: Comitê para Democratização da Informática (CDI-SC)
O QUE: inauguração do Centro de Reutilização de Resíduos Tecnológicos (CERTEC)
QUANDO: 25/02, segunda-feira, às 10h
ONDE: Centro Empresarial e Industrial de Palhoça – Jardim Eldorado
Mais informações: (48) 3222 20 20 ouwww.cdisc.org.br

spot_img
spot_img

Leia mais