23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Celesc anuncia aumento na conta de energia elétrica a partir de quinta-feira

spot_img

Celesc anuncia aumento na conta de energia elétrica a partir de quinta-feira

spot_imgspot_img

A partir desta quinta-feira,  7, as tarifas da Celesc serão reajustadas para 2,6 milhões de unidades consumidoras catarinenses. O reajuste tarifário foi aprovado nesta terça-feira, 5, pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), durante reunião pública. Para os consumidores residenciais (Classe B1), o reajuste será de 22,47%.

De acordo com a ANEEL, ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incidem o IGP-M e o Fator X, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Confira os percentuais de aumento por classe de tensão:

Alta Tensão: 22,42%
Baixa Tensão (< 2,3 kV): 22,76%
Média (Baixa Tensão e Alta Tensão):22,62%

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 69 a 230 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural (subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img