20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Celesc conclui melhorias em rede elétrica na praia dos Ingleses

spot_img

Celesc conclui melhorias em rede elétrica na praia dos Ingleses

spot_imgspot_img

Após dois meses de obras, a Celesc terminou a instalação de novos postes no canto sul da praia dos Ingleses, Norte da Ilha. Foram substituídos 12 postes – 4 deles de madeira – de 20 metros de altura, e 600 metros de cabos. As dunas da região sempre dificultaram a distribuição de energia aos consumidores da área, composta por aproximadamente 30 ranchos de pescadores artesanais. As informações são da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado. 

Pelo menos uma vez por ano, a Agência Regional da Celesc em Florianópolis precisava realizar manutenção preventiva para evitar o corte no fornecimento de energia a estes consumidores, devido à movimentação das dunas e à maré alta, que faziam com que a rede ficasse parcialmente soterrada pela areia e os cabos ficassem ao alcance das pessoas.

De acordo com o chefe da Divisão Técnica da Agência Regional de Florianópolis, Adriano Luz, a situação era preocupante, porque a única alternativa para manter o fornecimento de energia era passando a rede através das dunas. Além disso, por se tratar de uma Área de Preservação Permanente, a Celesc encontrava dificuldades na execução de melhorias. Alguns postes já eram improvisados, na tentativa de elevar a altura da fiação e evitar acidentes. Com o risco iminente de rompimento dos cabos e possibilidade de queda dos postes, um projeto de substituição de postes e troca de cabos foi elaborado no início deste ano.

Adriano Luz ainda ressalta que alguns postes substituídos são feitos de madeira porque possuem cerca de 60% do peso de um poste de concreto, o que facilita o transporte e a instalação em locais de difícil acesso, como no caso das dunas nos Ingleses.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img