24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Celesc paga R$1,25 milhão de indenização a maricultores

spot_img

Celesc paga R$1,25 milhão de indenização a maricultores

spot_imgspot_img

O cálculo da indenização dos maricultores foi realizado pela Secretaria da Agricultura e Pesca e pela Epagri, com base nos preços agrícolas fornecidos pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) e por levantamento de informações junto aos próprios maricultores, com o objetivo de ressarcir os prejuízos do embargo na área de cultivo de ostra, mariscos e mexilhões até o dia 10 de março. “Caso o embargo seja prorrogado por mais tempo, novos cálculos serão realizados”, informou o Secretário João Rodrigues.

O pagamento aos maricultores é uma das ações da Celesc em prol do equacionamento do caso do vazamento de óleo ocorrido no último mês de novembro em uma subestação desativada, localizada no antigo centro de treinamento da Empresa, após roubo dos registros que isolavam o óleo de dois transformadores. Os cheques foram entregues aos maricultores, conforme acordado pela Empresa com a Justiça Federal. Ficaram de fora apenas dois maricultores que não aceitaram o acordo.

Cleverson Siewert, presidente da Celesc, reforçou que a posição que a Empresa assumiu no processo contribui para evitar um imbróglio judicial que poderia se arrastar por anos: “Estamos trabalhando para propiciar o retorno à normalidade o mais breve possível para todos na região afetada”.

Até o final desta semana, a Celesc deverá ressarcir os produtores de berbigão, que assinaram, hoje, o Termo de Anuência referente aos valores estabelecidos para custeio dos prejuízos. Além disso, a Empresa está realizando o Plano de Recuperação da Área Degradada – PRADE, com completo diagnóstico ambiental da área, que inclui novas coletas e análises laboratoriais da água, sedimentos e tecido biológico de moluscos.

A pedido da FATMA, ICMBio, UFSC e IBAMA, a Celesc também está construindo canais alternativos de escoamento de águas pluviais no terreno em volta da subestação; elaborando um modelo matemático para medir a dispersão de óleo na área afetada e coletando novas amostras de solo, em auxílio aos laudos de avaliação de impacto.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img