18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Inscrições abertas para cursos gratuitos de Matemática, Cálculo e Física, na UFSC

spot_img

Inscrições abertas para cursos gratuitos de Matemática, Cálculo e Física, na UFSC

spot_imgspot_img

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFSC está com inscrições abertas até o dia 4 de março para três cursos de verão: Matemática Básica, Introdução ao Cálculo I e Introdução à Física I. Com duração de uma semana, os cursos são gratuitos e voltados tanto para calouros quanto veteranos, professores, técnico-administrativos, pós-graduandos da UFSC e membros da comunidade que tenham interesse na formação básica em matemática e física.

Os cursos terão a duração de uma semana (cinco dias de aulas de três horas), entre 11 a 15 de março de 2013. As aulas serão ministradas nas salas CSE 012 e CSE 107 do Centro Sócio-Econômico da UFSC, no Campus da Trindade, Florianópolis.

Nesta edição serão oferecidas duas turmas de Matemática Básica, duas turmas de Introdução à Física I e duas turmas de Introdução ao Cálculo I, cada turma com 60 vagas. Os horários dos cursos serão:

Manhãs (9-12h) – Introdução à Física I (CSE 012), Introdução ao Cálculo I (CSE 107)

Tardes (14-17h) – Matemática Básica (CSE 012), Introdução ao Cálculo I (CSE 107)

Noites (19-22h) – Introdução à Física I (CSE 012) e Matemática Básica (CSE 107)

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 60% para alunos da UFSC, com prioridade para os calouros; 30% da reserva de vagas dos cursos são para inscritos e não classificados no vestibular; e 10% para a comunidade.

Os cursos serão ministrados por bolsistas REUNI, CAPES e CNPq de Mestrado e Doutorado em Física, e Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica, sob supervisão do professor Marcelo Tragtenberg.

A formação em matemática básica é de interesse crescente da maioria da população. Ao mesmo tempo são preocupantes os níveis de dificuldade dos candidatos do vestibular da UFSC e o alto índice de repetência daqueles que cursam as disciplinas de Cálculo I e Física I. Esses cursos exigem muita dedicação no estudo do conteúdo após as aulas, resolução de muitos exercícios e bagagem em matemática do ensino médio. O objetivo do curso é colaborar com a formação geral em matemática básica e com a redução dos índices de repetência.

Esses cursos são gratuitos e serão registrados como cursos de extensão, com direito a certificado, com presença mínima de 80% das aulas (4 aulas). As apostilas serão disponibilizadas a partir do dia 7 de março em formato pdf na página http://cursos.ppgfsc.posgrad.ufsc.br/curso-de-verao-2013/apostilas.

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de março de 2013 no site http://cursos.ppgfsc.posgrad.ufsc.br/curso-de-verao-2013/inscric.

Os dados enviados no cadastro devem ser:
– Nome,
– E-mail mais utilizado,
– CPF – esta informação é necessária caso você queira depois ganhar um certificado, que pode ser baixado no site da UFSC.
– Situação: calouro 2013/veterano UFSC/inscrito no vestibular/comunidade,
– Número de matrícula na UFSC ou inscrição no vestibular, se tiver e
– Cursos de verão de seu interesse. A segunda opção de curso de verão não é obrigatória. Caso escolha dois cursos, lembre-se de não colocar cursos que choquem horários entre a opção 1 e a 2.

A divulgação da lista dos alunos selecionados para cada curso/turno será feita até o dia 7 de março na página do Curso de Verão 2013 – http://cursos.ppgfsc.posgrad.ufsc.br. Quem não comparecer ao primeiro dia de aula do curso perderá a vaga e serão chamados inscritos da lista de espera.

Saiba mais

O conteúdo de cada curso é:

– Matemática Básica: frações, fatoração de polinômios, potenciação, radiciação, equações, sistema de equações, gráficos, funções (domínio, imagem, tipos de funções, composta, inversa), trigonometria;
– Introdução ao Cálculo I: funções (conceito, domínio, imagem, gráfico, tipos de funções, operações com funções, exponencial, logarítmica, composta, inversa), limites de funções (laterais, indeterminações, no infinito, infinito, limites fundamentais, continuidade);
– Introdução à Física I: cinemática em uma e duas dimensões, Leis de Newton da Mecânica e suas aplicações.

Serviço:

O quê: Cursos de verão: Matemática Básica, Introdução ao Cálculo I e Introdução à Física I.
Período de inscrições: 19 de fevereiro a 4 de março de 2013.
Período das aulas: 11 a 15 de março de 2013.
Local: CSE 012 e CSE 107 do Centro Sócio-Econômico da UFSC, no Campus da Trindade, Florianópolis.
Horários e ementas dos cursos: http://cursos.ppgfsc.posgrad.ufsc.br/curso-de-verao-2013/horarios-e-ementa
Mais informações:
– e-mail cursosreuni@pgfsc.ufsc.br
– Site dos cursos: http://cursos.ppgfsc.posgrad.ufsc.br/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img