27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Centro de Florianópolis recebe feira de ostras e mexilhões até sábado

spot_img

Centro de Florianópolis recebe feira de ostras e mexilhões até sábado

spot_imgspot_img

“Para não mofar com a ostra na balaia” é a feira de ostras e mexilhões aberta nesta terça-feira, 12, no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. A feira vai até o próximo sábado, 16, com horário de funcionamento das 9h às 18h. A dúzia da ostra in natura está sendo vendida a R$ 7.

O evento visa a reduzir os prejuízos financeiros dos maricultores com a interrupção do comércio de moluscos na cidade, causada pela maré vermelha.

A iniciativa é da Associação de Maricultores do Sul da Ilha (AMASI), com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura e do Instituto Geração de Oportunidades de Florianópolis (Igeof).

A Secretaria garante que os produtos podem ser consumidos normalmente e que, antes de irem a venda, as ostras comercializadas diretamente pelos produtores passam por inspeção. Agora, a feira também possibilita a aquisição de pratos à base de moluscos prontos para consumo, como ostras gratinadas, pizzas, bolinhos, hambúrgueres e massas, entre outros, oferecidos pelos food trucks participantes do evento.

 A Capital é responsável por aproximadamente 80% das ostras produzidas no Brasil, as quais possuem reconhecimento internacional devido ao sabor e qualidade incomparável.

  Maré vermelha

 A maré vermelha interrompeu o comércio de moluscos em Florianópolis por quase um mês, a contar do último dia 24 de maio. Trata-se de um fenômeno decorrente da proliferação de algas do gênero dinophysis, que produzem toxinas. Segundo o Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a maré vermelha que aconteceu este ano foi uma das maiores ocorridas no litoral catarinense desde 2007, quando a espécie começou a ser monitorada.

As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img