24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Centro de Pesquisas Oncológicas realizará cirurgias em seu próprio hospital

spot_img

Centro de Pesquisas Oncológicas realizará cirurgias em seu próprio hospital

spot_imgspot_img

Foi assinado sexta-feira, 22, convênio de R$ 15 milhões para realizar a terceira e última etapa da obra que vai concluir o Complexo Oncológico do Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas), em Florianópolis. O prazo para a conclusão das obras é de 12 meses.

Assim que finalizadas as obras, o hospital não vai mais precisar de salas de cirurgia emprestadas de outras instituições para realizar as cirurgias que, muitas vezes, representam a cura para um paciente com câncer.

O governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Saúde, Dalmo de Oliveira, o presidente da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (Fahece), Tertuliano de Brito, e a diretora do Cepon, Maria Tereza Schoeller, formalizaram a parceria que vai, nas palavras de Colombo, “permitir a concretização de um sonho de muitos anos para a Capital e para todo o estado.”

O investimento do Pacto pela Saúde prevê a construção do centro cirúrgico, com quatro salas de cirurgia, centro médico, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com dez leitos e o centro de material esterilizado do Cepon. Essas novas estruturas vão permitir a realização de procedimentos de alta complexidade no local, em que o principal exemplo são as cirurgias para retirada de tumores. Parte dos recursos também será investida na aquisição dos equipamentos para colocar em pleno funcionamento as novas unidades.

Isso significa que o Cepon atenderá todas as fases do tratamento oncológico: diagnóstico, quimioterapia, radioterapia e cirurgia. O hospital é o único de Santa Catarina especializado nesse tipo de tratamento e, apesar de estar localizado na Capital, atende a centenas de pacientes de outras regiões do Estado todos os dias.

Hoje, as cirurgias do Cepon são feitas em outros hospitais da rede de atendimento à Saúde de Florianópolis e dependem de agendamento prévio e uma espera que pode levar de 60 a 90 dias para conseguir realizar a cirurgia.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img