15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

CFDs: oportunidade em tempos de pandemia?

spot_img

CFDs: oportunidade em tempos de pandemia?

spot_imgspot_img

O mercado financeiro oferece um grande número de possibilidades de investimento. Entre as mais básicas, estão as ações, os fundos imobiliários, os ETFs, as criptomoedas e outros ativos. Entre as possibilidades mais complexas, estão aquelas que envolvem as melhores estratégias de negociação de CFDs.

A sigla CFD significa “Contracts for Differences”, ou seja, Contratos por Diferenças. Em outras palavras, um CFD é um instrumento financeiro ancorado na movimentação de preços das divisas. De um modo mais simples: quando um investidor compra um CDF, ele espera obter lucro a partir da diferença entre preços da venda e da compra de determinados ativos financeiros.

Os CFDs têm uma característica muito interessante. Ao comprá-los, o investidor não adquire um ativo financeiro, como uma ação, mas sim um contrato baseado na volatilidade de um ativo.  

Entre os tipos de CFDs que podem ser negociados, há os de ações, pares de moedas, metais preciosos, petróleo e criptomoedas. Por apresentarem grande volatilidade, o investimento em CFDs é indicado para investidores com maior apetite ao risco, e que conheçam muito bem os ativos atrelados ao CFD comprado. O retorno (lucro) pode ser muito alto, bem como o prejuízo em uma negociação.

Exemplo de negociações de CFDs

A fim de melhor explicarmos como são negociados os CFDs, vejamos o seguinte exemplo:

● ações de uma determinada empresa estão com um preço de 10 dólares;

● um investidor, acreditando que o preço dessa empresa está muito baixo, resolve comprar um CFD atrelado a um lote de cem ações dessa empresa;

● esse investidor, como outros que investem na aquisição de CFDs, espera obter lucro por meio da diferença entre compra e venda dos ativos ligados ao CFD adquirido;

● se o preço das ações dessa empresa subir para 15 dólares, esse investidor, no momento de vender o CFD, terá um lucro de 500 dólares.

Como podemos ver, as negociações de CFDs podem ser altamente lucrativas; contudo, uma previsão feita de maneira errônea pode causar enormes prejuízos. Assim, é muito importante que os investidores entendam seu perfil e tenham boas estratégias. Independentemente da experiência em investimentos e negociações, estar de olho nas notícias também é fundamental para uma previsão mais acertada e, consequentemente, maiores possibilidades de lucro.

Oportunidade em tempos de pandemia

Novamente, é preciso lembrar que negociações com CFDs são indicadas para investidores com maior experiência no mercado financeiro, especialmente aqueles com perfil arrojado, haja vista que a volatilidade é alta. Para investidores mais conservadores, vale mais a pena investir em títulos de renda fixa ou, caso o perfil seja moderado, em fundos imobiliários (que possuem volatilidade consideravelmente menor que ativos como criptomoedas e ações).

Nesses tempos de pandemia, investidores têm encontrado ótimas oportunidades de lucro. A título de exemplo: ações de empresas ligadas ao setor de agronegócios tendem a refletir o bom momento desse setor no Brasil. O momento também é favorável para as ações de empresas com operações no mercado do comércio eletrônico. Dessa forma, CFDs de ações de empresas cujos negócios crescem nesses tempos de pandemia podem ser uma opção muito interessante 

Atualmente, há diversas plataformas especializadas em mercado financeiro, além de relatórios de desempenho mensal, trimestral e anual de empresas. Nenhum deles é garantia de retorno futuro, mas servem para contextualizar as possibilidades de investimento. Caso uma empresa não esteja reportando bons resultados, e a gestão dela tem sido notícia pelo mau trabalho dos gestores, a compra de um CFD de ações dessa empresa é improvável.

Plataformas de negociações de CFDs

Atualmente, não existem corretoras brasileiras em que CFDs possam ser negociados. Assim, é preciso recorrer às plataformas internacionais para negociar esses contratos.

Entre as melhores corretoras que permitem a negociação de CFDs, estão a etoro, forex.com, e a XTB. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, e cabe ao investidor decidir qual oferece mais pontos positivos.

Com tantas informações sobre investimentos em ativos e instrumentos financeiros, como os CFDs, além de sites especializados em informações financeiras e corretoras de reputação internacional, investir tem sido algo cada vez mais acessível. Acima de tudo, porém, é preciso estar muito bem informado sobre o que acontece nesse mundo do mercado financeiro, a fim de que prejuízos sejam evitados.

 
 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img