18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Chiaroscuro canta as ausências e celebra os abraços

spot_img

Chiaroscuro canta as ausências e celebra os abraços

spot_imgspot_img

Em live nesta sexta-feira, às 20h, lançamento da canção de Aline Maciel e Marcoliva faz homenagem ao Dia do Professor

Aline Maciel escreveu um breve poema e o enviou “como quem manda um abraço” ao cantor e compositor Marcoliva. Assim nasceu a canção Chiaroscuro, que reflete emoções experimentadas nas ausências físicas e nos encontros virtuais da pandemia. O lançamento oficial será nesta sexta-feira (15), data escolhida também para homenagear o Dia do Professor, em uma live às 20h, no Instagram @marcoliva7. O clipe estará no canal youtube.com/c/Marcoliva.

“Eu me sentia entre a luz e a sombra, absorvida pelos sentimentos que o isolamento social desencadeiam. Naquele momento me vi querendo dividir o calor do abraço com alguma pessoa. Talvez comigo mesma, talvez com muitas outras pessoas, talvez com uma. E só. E sol”, conta Aline Maciel, fazendo uma referência aos versos. “Muito generosamente, Marcoliva não só recebeu como abraçou ainda mais e seguiu o verso com outro, transformando a poesia em canção”, lembra. 

A música estará entre as seis que fazem parte do EP Cara a Cara, de Marcoliva, que será lançado em dezembro nas plataformas de streaming. O trabalho é resultado dos muitos encontros entre músicos e poetas no PalavrAcanção, evento realizado no bar Qualé Mané e que, em nove edições, reuniu mais de 200 artistas, inclusive Aline Maciel. Marcoliva foi um dos organizadores, ao lado de Silvia Abelin e Marcio Fontoura. 

HOMENAGEM

A homenagem ao Dia do Professor tem várias inspirações. O ano do centenário de Paulo Freire, educador reconhecido em todo o mundo, é uma delas. O próprio trabalho dos criadores da música e do clipe está ligado à educação. Cláudia Aguiyrre, diretora de arte, trabalhou como professora de cinema. Professor, com atuação em escolas públicas e particulares de Florianópolis, Marcoliva sintetiza: “os professores e as professoras são um exemplo de luta pela vacina, pela vida e pela superação deste momento tão difícil para o país”.

Bacharel e Mestre em Letras pela UFSC, Aline Maciel atuou na Biblioteca Barca dos Livros como contadora de histórias, atividade que continua a exercer na Cia Mafagafos, além de realizar trabalhos como produtora e artista nas áreas de teatro, cinema, literatura, leitura, rádio e música. Atualmente, entre outros projetos, desenvolve a formação de leitores e mediadores “Ninho de Leitura”.

LUZ E SOMBRA

Na definição de Aline Maciel, “Chiaroscuro também tem movimento. Tem luz e sombra bem definidas pelo preto e branco. Tem sol e lua bem representados pelo feminino e masculino que nos habita. E pode ter também uma mistura de gêneros ou nenhum. Tem yin e yang, tem fases positiva, negativa e neutra. Tem a distância querendo se distanciar e querendo se aproximar. No entanto, antes de tudo tem a vontade, insaciável, de dividir e partilhar: afeto em forma de imagem, poesia, canção”.

Marcoliva destaca ainda uma vibrante percussão, que ressalta uma letra que “fala da ausência que experimentamos pelo afastamento das pessoas, dos familiares e dos amores, revelando a luz que o outro é na nossa vida”. 

NAS REDES

Instagram:

@alinemacielando

@ciamafagafos

@marcoliva7

YouTube:

youtube.com/c/Marcoliva

Chiaroscuro

É de manhã

Meu olho chama o sol

É de manhã

Meu olho chama o sol

É de manhã

Com você aqui seria tudo meio seu

Tudo meu e seu, seria meia sua, meio a meio

Tudo meu e seu e sol

No meu abraço forte e quente como o seu sol

No meu abraço forte e quente como o seu sol

No meu abraço forte e quente 

Entardeceu

Meu olho chama a lua

Anoiteceu

Meu corpo chama a rua

Anoiteceu

Sem você aqui

Não faz sentido o meu e o seu

Se você é sol

Sou toda lua, toda sua 

Nua e só

Em sol, Só

Pro seu abraço forte e quente como o meu sol

Pro seu abraço forte e quente como o meu sol

Pro seu abraço forte e quente

Ficha Técnica

Chiaroscuro

Letra: Aline Maciel e Marcoliva

Música: Marcoliva 

Vozes: Aline Maciel e Marcoliva 

Violão: Marcoliva 

Contrabaixo e direção musical: Rafael Calegari 

Guitarra: Rafael Meksenas 

Percussão: Alexandre Damaria e Rodrigo Campos

Direção de fotografia e captação de imagens: Guto Campos 

Direção de arte e montagem audiovisual: Cláudia Aguiyrre 

Figurino: Natália Seeger e Blandnoa

Cenário: Denilson Antônio 

Direção cênica: Monica Kukulka 

Maquiagem: Stella Machado

Concepção geral: Marcoliva 

Direção executiva: Davi Tekle Scherer 

Arte gráfica: Eduardo Krziminski

Assessoria e diálogo diário: Concetta Esposito 

Captação das vozes: Lacerda Music Studios

Captação instrumental: Calegari Studio

Mixagem, masterização e upload nas plataformas de streaming: Selo Café Maestro

Voice coach: Angie Gastambide

Assessoria de imprensa: Cláudio Schuster

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img