23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Ciclo de Festas do Divino começa neste sábado em Florianópolis

spot_img

Ciclo de Festas do Divino começa neste sábado em Florianópolis

spot_imgspot_img

Começa neste neste sábado,11, o Ciclo de festas do Divino Espírito Santo na Capital. As atividades iniciam às 9h, com a concentração dos participantes na Rua Padre Miguelinho, em frente à Casa da Memória. Após o hasteamento da bandeira do Divino e bênção dos pães, os cortejos desfilam pela região central.

O roteiro inclui passagem pela Rua Arcipreste Paiva, calçadão da Rua Felipe Schmidt, imediações do Mercado Público e Rua Conselheiro Mafra, encerrando no Largo da Catedral, onde acontece o encontro das bandeiras de todas as comunidades festeiras, com apresentações culturais.

O ciclo abrange as 13 festividades realizadas de maio a setembro no município e tem como objetivo divulgar e fortalecer as Festas do Divino – tradição que marca a presença açoriana na cidade e que é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina.

O evento deve contar com a presença do prefeito Cesar Souza Júnior e terá ainda comitivas dos municípios de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos.

A abertura do calendário de festividades foi instituída pela Lei Municipal nº 8010/2009. A primeira festa acontece na Lagoa da Conceição, na quarta-feira (15). As comunidades do Centro, Estreito, Trindade, Ribeirão da Ilha e Pântano do Sul também realizam Festa do Divino no mês de maio. Em junho, os festejos ocorrem no Rio Tavares e no Monte Verde. As demais festividades acontecem no Campeche (julho), Barra da Lagoa (agosto), e em Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro). A programação completa do Ciclo do Divino 2013 está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes (www.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img