19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Ciclo do Divino Espirito Santo termina neste fim de semana em Canasvieiras

spot_img

Ciclo do Divino Espirito Santo termina neste fim de semana em Canasvieiras

spot_imgspot_img

O bairro de Canasvieiras sedia, neste fim de semana, o último evento do Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis. Contando com diversas atividades culturais e religiosas durante três dias, a festa começa na sexta-feira, 26, com um cortejo imperial pela rodovia Tertuliano de Brito Xavier, nas imediações da Igreja São Vicente de Paula, e inclui também gastronomia típica, novenas, bingos e shows. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

No domingo, 27, às 17h, acontece o encerramento do ciclo de festividades, com a presença dos casais festeiros de 2015. A programação tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Mesclando elementos religiosos, profanos e folclóricos, a Festa do Divino é comemorada a partir das celebrações de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), envolvendo um expressivo conjunto simbólico que traduz a devoção ao Espírito Santo. Os festejos abrangem peditórios, novenas, promessas, oferendas, folguedos populares, bailes, folias e cantorias. Também são elementos essenciais à festa a procissão da corte imperial e a cerimônia de coroação do Imperador, que traz como símbolos a coroa, o cetro, a salva e a bandeira.

Em atenção à Lei Municipal nº 8010/2009, a Fundação Franklin Cascaes organiza a abertura do ciclo de festividades há cinco anos, assim como apoia a realização da festa em várias comunidades do município. A iniciativa visa a divulgar e fortalecer essa tradição introduzida no litoral catarinense pelos imigrantes açorianos – manifestação que é registrada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina pela Lei Estadual nº 15.731/2012.

Em Florianópolis, o calendário cultural alusivo ao Divino Espírito Santo abrange o período de maio a setembro. Em 2014, integraram o ciclo de festividades do município as comunidades da Lagoa da Conceição, Monte Verde, Ribeirão da Ilha, Prainha, Trindade, Estreito, Rio Tavares e Pântano do Sul (junho); Campeche (julho); Barra da Lagoa (agosto); e Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro).
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img