21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Ciclo Guitarríssimo traz a Florianópolis um dos mais importantes músicos da Argentina

spot_img

Ciclo Guitarríssimo traz a Florianópolis um dos mais importantes músicos da Argentina

spot_imgspot_img

Violonista argentino Juan Falú

O ciclo guitarríssimo, parceria do Instituto Cervantes com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), apresenta nesta quarta-feira, dia 13 de maio, no TAC, com entrada gratuita, um dos mais importantes músicos da Argentina, o violonista Juan Falú.

Juan Falú é violonista, compositor e professor, uma das referências fundamentais da música argentina. É diretor do ciclo musical “Guitarras del Mundo”, encontro que reúne prestigiosos violonistas de todo o mundo, e é também um dos criadores do ciclo “Maestros del alma”, no qual homenagearam-se as principais referências vivas da música folclórica argentina.

É professor no Conservatório “Manuel de Falla”, em Buenos Aires, onde assumiu a cadeira “Ritmos e formas do folclore”, além de ter colaborado para a criação do primeiro “Curso Superior de Folclore e Tango” naquela cidade.
Obteve as mais importantes distinções de seu país, como o “Premio Nacional de Música 2000”, outorgado pelo Ministério da Cultura, o “Premio Clarín”, em 2001 e 2008, ao melhor artista do ano, e o “Premio Gardel 2008”, para o melhor CD do ano.

Como intérprete, Juan Falú, demonstra conhecimento total da música de seu país, aliado a uma capacidade de improvisação que lhe rendeu o epíteto de “compositor em tempo real”, assim definido por Eduardo Fernández.
Além da excelente técnica do violão, possui um conhecimento profundo sobre ritmos latinos, suas pesquisas e conhecimento musical o qualificam como um músico completo que apresenta o que há de melhor na música para violão.

Sua discografia com 19 CDs entre trabalho individual e com músicos de renome de outros países, como o brasileiro Yamandú, por exemplo, demonstra sua sonoridade límpida e melódica com amplo domínio dos mais diversos ritmos e estilos. Alguns músicos o consideram a altura de um Baden Powel e Tom Jobim.

Para o recital no Instituto Cervantes o artista apresentará obras clássicas do folclore argentino, além de peças de sua composição. Para saber mais sobre o músico e sua obra: www.juanfalu.com.ar

O Ciclo Guitarrísimo

Começou em 1998 no Instituto Cervantes de Munique (Alemanha) e se espalhou por várias das cidades do mundo nas quais o Instituto está presente.

O ciclo tem o objetivo de apresentar os principais intérpretes e repertórios para violão e instrumentos afins da Espanha e Hispanoamérica, países que tem, como o Brasil, o violão como um instrumento profundamente enraizado nas suas culturas musicais.

As apresentações em Florianópolis contam com a parceria da Fundação Catarinense de Cultura.

O Instituto Cervantes

Fundado em 1991, o Instituto Cervantes é uma instituição oficial espanhola dedicada à difusão internacional do espanhol e da cultura nas línguas hispânicas. Atualmente conta com 72 centros espalhados pelos cinco continentes, em mais de 40 países. Mais de 100.000 alunos participam anualmente nos 8000 cursos de espanhol que se celebram nos centros do Instituto Cervantes, cursos de língua para todos os níveis, cursos de aperfeiçoamento e atualização didática e cursos especiais de língua e cultura, espanhol para fins específicos (espanhol para negócios, secretariado, etc.), assim como cursos preparatórios para a realização das provas dos Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE), enquanto as incessantes atividades culturais relacionadas à Espanha e à hispanoamérica situam o Instituto Cervantes como uma referência em todos os países onde atua.

Desde 1998, quando o Instituto Cervantes começou suas atividades em São Paulo, nossa instituição cresceu no Brasil de maneira espetacular. Com centros em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Brasil é o país com a maior presença do Instituto Cervantes.

Instituto Cervantes Florianópolis
Rua Esteves Júnior, 280 – Florianópolis
Tel. (48) 3225-0224

O quê: Apresentação de música
Quem: Juan Falú – violonista
Quando: 4ª feira – dia 13/05/2009
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho
Horário: 20h
Quanto: Entrada Franca
(Retirar o ingresso com antecedência no Instituto Cervantes ou no TAC)

Realização: Instituto Cervantes
Apoio: Fundação Catarinense de Cultura/Governo do Estado
Produção: Musae/Luiz Moukarzel

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img