24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Cine D exibe o documentário ”Parágrafo 175” nesta segunda-feira

spot_img

Cine D exibe o documentário ”Parágrafo 175” nesta segunda-feira

spot_imgspot_img

O Cine D, iniciativa da Associação em Defesa dos Direitos Humanos com ênfase na Sexualidade (ADEH) financiada pelo Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine), exibirá nesta segunda-feira, 29, às 12h30, o documentário “Parágrafo 175”, dirigido por Rob Epstein e Jeffrey Friedman, no ano de 2000, na Alemanha. O filme trata da perseguição aos homossexuais durante o regime nazista.

O Parágrafo 175, criado em 1871 no Código Penal Alemão, determinava como não-natural o ato sexual entre pessoas do sexo masculino ou entre humanos e animais, podendo ser punido com prisão e a perda dos direitos civis. O regime nazista modificou a lei, acrescentando que a mera suspeita era o suficiente para prender indivíduos.

Os homossexuais eram marcados com um triângulo rosa e mandados para campos de concentração. Por esse motivo, o triângulo rosa se tornou um dos símbolos do movimento ativista gay. O holocausto teve como base uma lei, o Parágrafo 175, de onde se originou o título do filme.

Entre 1933 e 1945, 100 mil homens foram presos ao abrigo do Parágrafo 175. Alguns foram enviados para campos de concentração. Somente 4 mil sobreviveram. Em 2000, estavam vivos menos de dez desses sobreviventes. Cinco tiveram a coragem de descrever as suas histórias para este documentário.

As sessões do Cine D ocorrem na Rua Trajano, 168, 3° andar, Centro. A entrada é gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img