18.7 C
fpolis
terça-feira, maio 28, 2024
Cinesystem

Cineclube BRDE exibe clássico europeu Elvira Madigan

spot_img

Cineclube BRDE exibe clássico europeu Elvira Madigan

spot_imgspot_img

Cineclube BRDE exibe clássico europeu do premiado cineasta sueco Bo Widerberg, o filme Elvira Madigan

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, em mais uma iniciativa de difusão e apoio à cultura, dá início às atividades do Cineclube BRDE, em parceria com o Cineclube de Florianópolis. Na primeira sessão, em 14 de julho, terça-feira, às 19 horas, será exibido o longa-metragem Elvira Madigan, no auditório Luiz Gonzaga Phillippi, no 13º andar do edifício do BRDE em Florianópolis, localizado na Av. Hercílio Luz, 617, Centro. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Do premiado cineasta sueco Bo Widerberg, o filme conta a história real, passada no século XIX, de um amor impossível entre um tenente da cavalaria, casado e com filhos, e uma jovem artista de circo. Juntos, fogem sem dinheiro e futuro. Após um breve período de felicidade, a situação se torna desesperadora e eles finalmente veem a morte como única saída.

Rodado em 1967, Elvira Madigan teve êxito em todo o mundo por suas belas fotografia e trilha sonora, que tem como tema principal o concerto para piano nº 21 de Mozart. A obra rendeu, à época, o prêmio de melhor atriz a Pia Degermark, intérprete de Madigan, no Festival de Cinema de Cannes. Bo Widerberg (1930 – 1997) dirigiu outros 22 filmes ao longo de sua carreira.

Cineclube

Formado em 1995, o Cineclube de Florianópolis conta hoje com 20 integrantes e um acervo de mais de três mil filmes. Suas atividades são voltadas para o registro do cinema clássico de todas as épocas e países. “O Cineclube surgiu também nitidamente em resposta a necessidades que o cinema comercial não atendia, em um momento histórico preciso”, diz um de seus representantes, Sérgio Goulart.

A parceria com o BRDE visa a reunir, mensalmente, apreciadores de cinema para estudar e debater os filmes exibidos, com finalidade cultural e ética. “Ao realizar atividades sócio-culturais como essa, o BRDE busca dar visibilidade e compartilhar verdadeiras peças de arte, contribuindo para a formação cultural e de opiniões”, diz o Diretor Financeiro do banco, Renato Vianna.

Há sete anos a Agência de Florianópolis mantém um Espaço Cultural onde são realizados exposições de arte plásticas e lançamentos literários; todos eventos com entrada gratuita. “O Espaço Cultural se consolidou como um local de apreciação e debate, onde ideias criativas circulam em trânsito livre e estimulam a reflexão; dessa forma, ganham os autores, os curadores e os visitantes”, analisa Casildo Maldaner, Diretor de Operações do BRDE.

Serviço:
Filme Elvira Madigan
Romance / Suécia / 1967 / 91 min. / Colorido
Direção: Bo Widerberg
Elenco: Pia Degermark, Thommy Berggren, Lennart Malmer, Cleo Jensen, Yvonne Ingdal e Nina Widerberg
Cineclube BRDEAv. Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis
Quando: 14 de julho, terça-feira, às 19 horasEntrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img