18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Cineclube BRDE apresenta Virtude Selvagem em agosto

spot_img

Cineclube BRDE apresenta Virtude Selvagem em agosto

spot_imgspot_img

O filme, ganhador de três Oscars, será debatido após exibição

O Cineclube BRDE apresenta no mês de agosto Virtude Selvagem (The Yearling, 1946), um clássico americano sobre a inocência e amadurecimento de uma criança. O filme, ganhador de três Oscars (Melhor Direção de Arte, Fotografia e Ator Revelação para o jovem Claude Jarman Jr), traz em seu elenco Gregory Peck no início de sua carreira cinematográfica. A sessão é nesta terça-feira, 03, às 19h, no Auditório do BRDE. Após a exibição do filme será realizado um debate conduzido pelo cinéfilo Carlos Andrade.

Passado em uma Flórida inexplorada dos anos de 1870, a família Baxter mora em uma clareira próxima a outras “ilhas” de famílias assentadas. Vivem do milho e dos porcos que criam, vendendo o excedente das colheitas menores e das negociações no centro comercial mais próximo, a algumas horas de carroça. Jody, filho único, talvez pela solidão nas suas brincadeiras, talvez por estar sempre tão próximo dos animais da floresta, tenta convencer seus pais a lhe deixarem adotar um deles para estimação O pai, Penny Baxter, é um tipo compreensível e companheiro. Leva o filho para caçar e o protege quando a mãe, Ora, ralha com ele por estar à toa entre os bichos. Para Ora, uma criança de sete anos deve estar aprendendo como tomar conta da fazenda.

Em uma das caçadas com o pai, atiram em uma corça. O filhote, desprotegido, sensibiliza o pai, que acaba por deixar Jody criar o pequeno cervo. Ao crescer, o animal, posteriormente batizado de Flag, não se comporta exatamente como gostaria Jody. Originalmente, o termo “yearling”, presente no título em inglês, significa “sobreano”, exatamente o período que os dois – Jody e Flag – estão passando durante a trama. O diretor Clarence Brown tenta demonstrar por meio do companheirismo dos dois, uma a etapa da infância onde se perde a inocência por rebeldias impulsivas: Flag, por ser um animal, ignora o fato de não poder acabar com a colheita da família; e Jody, revoltado pela maneira que os pais tratam o bicho, foge de casa.

Filme Virtude Selvagem
Drama / Estados Unidos / 1946 / 128 min. / Colorido
Direção: Clarence Brown
Elenco: Gregory Peck / Jane Wyman / Claude Jarman Jr

Cineclube BRDE
Av. Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis
Quando: 03 de agosto, terça-feira, às 19 horas
Entrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img