20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Cinema do CIC terá sessão gratuita com trilha sonora ao vivo nesta quarta-feira

spot_img

Cinema do CIC terá sessão gratuita com trilha sonora ao vivo nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

No mês de novembro é comemorado o Dia Mundial do Cinema e, para homenagear a sétima arte, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) promove nesta quarta-feira, 25, a primeira edição do projeto Cinema ao Vivo, com a presença da centenária Banda da Lapa. A sessão será às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita.

O objetivo é promover exibições de longas-metragens clássicos do cinema mundial, com a execução de sua trilha sonora ao vivo, feita por bandas de música e outros artistas renomados.

 A primeira edição do projeto terá a exibição do filme “O Circo”, um dos clássicos de Charles Chaplin. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento, no hall de entrada do Cinema.

 Com esta iniciativa, a FCC, por meio do MIS/SC, visa proporcionar ao público a oportunidade de assistir gratuitamente grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial. Assim, resgata-se a tradição do antigo “cinema mudo”, onde, devido a limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo a cada exibição, o que tornava cada sessão única.

 Sobre a Banda da Lapa

 Fundada em 15 de agosto de 1896, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa é uma das mais respeitadas entidades de Florianópolis, declarada de utilidade pública municipal pelo Decreto nº 3.767/92, de 21 de maio de 1992. A banda conta com cerca de 30 músicos, todos voluntários, que se apresentam em festas tradicionais na Ilha e em todo estado com seus dobrados, marchas religiosas, sambas, valsas, choros, rocks, baiões, funks, entre outros gêneros musicais. A centenária banda é dividida em flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trombones, bombardinos e tubas; instrumentos de percussão, do triangulo à bateria; guitarra, teclado e contrabaixo elétrico.

 Desde o século XIX, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa mantém a tradição de ensinar gratuitamente crianças, jovens e adultos a arte da música, seja para enriquecer o cotidiano ou para oportunizar a geração de emprego e renda. A continuidade da Banda da Lapa se dá a partir das oficinas musicais, pois os alunos e futuros músicos serão mantenedores da instituição, ajudando na formação de quem, mais tarde, pode também ingressar na iniciativa.

 Sobre o filme “O Circo”

 “O Circo” é um filme mudo americano de 1928, do gênero comédia, escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Charles Chaplin. No filme, o Vagabundo acaba indo parar em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Ele sem querer acaba entrando no espetáculo e fazendo grande sucesso com o público, sendo logo contratado pelo dono, que irá se aproveitar dele. Ele ainda arranja tempo para se apaixonar pela acrobata, filha desse mesmo proprietário.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img