20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Cláudio Dutra lança novo livro de poemas na capital

spot_img

Cláudio Dutra lança novo livro de poemas na capital

spot_imgspot_img

Publicado pela Editora Insular, “LuzazuL” marca o retorno do escritor à Poesia

“LuzazuL” é o título do novo livro de poemas de Cláudio Dutra, publicado pela Editora Insular, de Florianópolis, cujo lançamento está marcado para o dia 17 de dezembro – quarta-feira, a partir das 19 horas, no Café Matisse, junto ao Centro Integrado de Cultura – CIC.

Sexto livro do autor, a nova obra marca o retorno de Cláudio Dutra à Poesia, por onde iniciou suas atividades literárias, em 1985, com a publicação de “Líquida Pétala”.

A expressão “LuzazuL” é um palíndromo – palavra, ou frase, que pode ser lida da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, indistintamente – bastante conhecido e utilizado em diversas manifestações, principalmente artísticas. Há cerca de 26.500 referências a seu respeito no Google, por exemplo, e foi escolhida para dar título ao livro por sua grande versatilidade e pela densa carga poética que concentra em si. “LuzazuL dá nome também a um longo poema que escrevi, em 1998, e que se desdobra em dezoito partes. Uma inspiração na obra da artista plástica catarinense Velci Olga Vieira”, explica o escritor.

Organizados em três blocos distintos, mas distribuídos em uma seqüência não-linear de leitura – de acordo com o autor, a desordem no sumário é proposital –, os poemas que compõem esta coletânea podem ser acessados a partir de diversos pontos de partida. Isto faculta que o livro possa ser lido em vários sentidos ou direções, sugerindo uma estrutura de mosaico “ajustável”, ou um quebra-cabeças sem desenho prévio, que pode tomar a configuração mais incidental e imprevisível, dependendo apenas da sensibilidade e da abordagem específica de cada leitor.

A temática de “LuzazuL” é livre e multifacetada. Mas vale destacar, no entanto, que há um esforço deliberado de integração – de diálogo, de comunicação consciente e intencional – entre a forma e o conteúdo, em cada etapa do texto.

De acordo com o autor, esse exercício tem como objetivo ora a valorização de determinados aspectos do poema (semânticos, sintáticos, metafóricos, imagéticos, etc), ora a potencialização do contato do olho (e do intelecto) do leitor com a palavra impressa sobre o papel, ambicionando oferecer-lhe aí uma experiência perceptiva nova, instigante, ou seja, em última instância: poética.

Sobre o autor

Escritor e bacharel em Filosofia pela UFSC, Cláudio Dutra nasceu em Campos Novos (SC), mas desde 1986 reside e trabalha em Florianópolis. Publicado em 1985, o livro de poesia “Líquida Pétala” (Ed. Uniporto) deu início as atividades literárias do autor. Em 1992, Cláudio Dutra venceu o Prêmio Luis Delfino de Poesia, da Fundação Catarinense de Cultura – FCC, com o livro “Asasazuis” (FCC Edições). Entre seus livros de contos estão: “Contraencontro” (1999, Ed. Insular); “Automáquina” (2000, Ed. Imprensa Livre); e “Perpetuocontinuum” (2005, Ed. Insular). O lançamento de “LuzazuL” marca o retorno de Cláudio à Poesia.

Lançamento de “Luzazul”, novo livro de Cláudio Dutra

Data: 17 de dezembro de 2008 (quarta-feira)

Horário: A partir das 19 horas

Local: Café Matisse – CIC Centro Integrado de Cultura

Av. Rubens de Arruda Ramos, 5.600 – Florianópolis – SC

Obra: “Luzazul e outros poemas” (Editora Insular, 144 pg)

Preço de Lançamento: R$ 25,00

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img