21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Claudio Savitar no Festival de Trufas do Café Riso & Etc.

spot_img

Claudio Savitar no Festival de Trufas do Café Riso & Etc.

spot_imgspot_img

Nos dias 20 e 21 deste mês, próximas terça e quarta-feira, o Café Riso & Etc. realiza sua segunda edição do Festival de Trufas.

Desta vez, o evento será comandado por um dos maiores caçadores de trufas na Itália, Claudio Savitar, um expert da culinária e também profundo conhecedor de vinhos. Cláudio é um dos maiores produtores do tubérculo (trufa) na Toscana, dono da fattoria ou fazenda de trufas, Savitar.

Na visita que fará à Florianópolis, com exclusividade no Café Riso, o chef assinará menu especial com trufas frescas, trazidas diretamente das regiões da Toscana e Piemonte, na Itália.

Os chamados “diamantes negros” farão parte do seguinte cardápio:

Receptivo:

▪ Verdadeiro pecorino trufado, servido com “Saba”;

Entradas:

▪ Pasta ao funghi porccini cozida al dente, ao perfume de manteiga trufada e fatias de trufas frescas;

▪ Risoto milanês, manteiga de trufas e trufas frescas fatiadas;

Prato principal:

▪ Pavê de robalo fresco “braise”, molho de trufas ao porto e fatias de trufas frescas;

Sobremesa:

▪ Sorbets de ervas e frutas cítricas, ao mel de açafrão.

Festival de Trufas

Data: 20 e 21 de janeiro / terça e quarta-feira

Horário: a partir das 20h

Local: Café Riso & Etc.

Endereço: Rua Bocaiúva nº 2090 – Centro – Florianópolis/SC

Estacionamento: Fácil e tranqüilo, em frente ao estabelecimento

Número de lugares limitado.

Valor por pessoa: R$250,00

Reservas: (48) 9943-5222

Sobre o renomado chef Claudio Savitar:

Iniciou suas experiências com as trufas quando era criança, nos finais de semana se aventurava nas caçadas com seu pai e juntos, faziam as entregas aos clientes, em geral restaurantes perto de Firenze – Itália.

Aos 18 anos, Claudio já era um caçador independente de trufas, possuía seus próprios clientes e viajava de Firenze a Milão para atendê-los.

Em 1981, aos 22 anos, casou-se com Donata e abriram uma pequena casa de massas. Ele a ajudava durante a semana e nos finais de semana continuava a caçada às trufas.

Claudio, em 1987, decidiu aprofundar-se neste negócio e montou a empresa Savitar. Assim, há 21 anos, no pequeno povoado de San Miniato, região da Toscana, nasceu a grande empresa que iniciou comercializando apenas trufas frescas e com o passar dos anos se expandiu e passou a produzir produtos derivados, como a mateiga trufada, os azeites e etc.

A região da Toscana, devido às condições climáticas, geológicas e botânicas, é considerada o melhor local na Itália para o crescimento das trufas de alta qualidade. Foi lá que em 1954, na feira anual que acontece na cidade de San Miniato, foi encontrada uma trufa de 2,520 kg, que foi presenteada ao presidente dos Estados Unidos, Henry Truman.

Após alguns anos de crescimento e prosperidade, a Savitar sentiu a necessidade de deslocar-se para um local maior, onde pudesse atender a demanda dos clientes com o mesmo nível e qualidade que sempre manteve. A partir desse momento, a empresa passou a fornecer seus produtos para os melhores shoppings, empórios e restaurantes conceituados como os italianos La Tenda Rossa e Il Gambero Rosso.

Nos anos seguintes a historia de sucesso da Savitar, fez com que se associasse a empresa Mauro Bini – com mais de 15 anos de experiência no comércio internacional e que imediatamente desenvolveu e potencializou as exportações. Desde então, a Savitar conquistou clientes como Dallmayr em Munique, bem como em toda a Alemanha. Começou a exportar para os EUA, atendendo os seguintes locais: L’Espinace Restautante, no hotel St. Regis, em Nova York; L’Impero Restaurante e Del Posto Restaurante, que foram considerados os melhores da culinária italiana em 2005, além do renomado chef Giorgio Baldi, em Los Angeles.

Há 5 anos a Savitar conquistou também o Brasil e é presença obrigatória nos melhores restaurantes como: Fasano, La Risoteria, Vecchio Torino, D.O.M, Copacabana Palace e Claude Troigos, entre outros.

No Brasil os deliciosos produtos da Savitar chegam pela importadora Toscana, empresa dedicada a trazer os melhores produtos com trufas para o nosso país.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img