17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Coleta de lixo passa a ser diária nos principais balneários de Florianópolis

spot_img

Coleta de lixo passa a ser diária nos principais balneários de Florianópolis

spot_imgspot_img

Com o reforço de 121 trabalhadores em contrato temporário, depois do Natal, a limpeza urbana da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) passa a ser diária nos principais balneários da Ilha de Santa Catarina.
 
A limpeza da orla será feita diariamente em todos os balneários e a coleta convencional de resíduos sólidos será feita seis vezes por semana nos principais balneários do Norte e nas ruas gerais do Sul da Ilha.  
 
Nos balneários Daniela e Jurerê Internacional, Cachoeira do Bom Jesus (praia), Lagoinha, Ponta das Canas e Praia Brava, a coleta será feita de domingo a sexta, no período da noite. Nos demais balneários, incluindo Jurerê Tradicional (à direita da Rodovia Jornalista Maurício Sirotski), de segunda a sábado, durante o dia.

A coleta convencional noturna será realizada, portanto, de domingo a sexta, a partir do dia de Natal. A coleta seletiva será mantida nos mesmos dias e horários em todos os balneários. Na coleta, haverá o reforço de 68 garis e 14 motoristas em contrato temporário.
 
Coleta normal nos feriados
 
A coleta convencional e a seletiva serão mantidas normalmente no Natal e Ano Novo.
 
Dicas para o Verão
 
Respeitar dias e horários da coleta de resíduos sólidos.
 
Produzir menos lixo, reduzindo o consumo de embalagens e encaminhando os recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) para a coleta seletiva da Comcap.
 
Retornar da praia com as embalagens vazias para encaminhá-las à coleta seletiva.
 
Só deixar na lixeira da praia o que não puder separar melhor em casa. Nunca deixar lixo na areia.
 
Nunca jogar lixo no chão. Na orla, usar as lixeiras indicadas pela Comcap. Na rua, usar as papeleiras azuis da Comcap para microlixo como papeis de bala ou ponta de cigarro. Garrafas e outras embalagens levar de volta para casa e destinar à coleta seletiva.
 
Jamais atirar lixo pela janela do carro. Usar uma sacolinha retornável acoplada ao câmbio.
 
Estabelecimentos que comercializem bebidas engarrafadas em embalagens de vidro não retornáveis deverão acondicioná-las em caixas de papelão ou sacos só com embalagens de vidro e dar destino conforme a Lei  8657/2011 e Decreto 14.945.
 
Resíduos volumosos devem ser levados até os Ecopontos da Comcap.
 
Participar da coleta seletiva da Comcap, separando papeis, vidros, plásticos e metais para a reciclagem. Os materiais recicláveis para a coleta seletiva devem estar limpos. Podem ser lavados junto com a louça para economizar água. Reduzir, sempre que possível, o volume desses materiais, desmontando as caixas de papelão e amassando as embalagens de plástico e metal.
 
Confira o roteiro de coleta divulgado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis:

 

As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img