15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Com coreografia inédita na Capital, premiado Gumboot Dance Brasil abre a programação do 4ª Dança em Cena no dia 15

spot_img

Com coreografia inédita na Capital, premiado Gumboot Dance Brasil abre a programação do 4ª Dança em Cena no dia 15

spot_imgspot_img

 O evento apresenta espetáculos de companhias brasileiras consagradas e abre o palco para bailarinos e bailarinas de todas as idades entre os dias 15 a 19 de junho. Programação gratuita

O premiadíssimo Gumboot Dance Brasil, de São Paulo, único grupo do país e um dos poucos em todo o mundo que se dedica à pesquisa da Gumboot, um estilo de dança sul–africano, é convidado para a abertura do Dança em Cena no próximo dia 15 de junho. O evento chega à quarta edição em 2022 e promove, de 15 a 19 de junho, cinco dias de Mostras de Dança, Residência Artística com jovens, Capacitação Profissional e espetáculos de grupos convidados. Toda a programação é gratuita e realizada em quatro locais: Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo, Cenarium Escola de Dança e Conselho Comunitário do Saco Grande, em Florianópolis.

A Gumboot dance (dança de botas de borracha) é uma forma de dança popular que foi criada pelos trabalhadores no século 19 nas minas de ouro e de carvão da África do Sul.  A companhia fará duas apresentações em Florianópolis. A primeira será na quarta-feira (15), às 20h, e marca a abertura da Mostra de Dança do evento, realizada no palco-arena montado no Floripa Shopping. 

Na quinta (16), o Gumboot Dance Brasil participa do Celebra, a “noite de gala” do Dança em Cena, realizado no Teatro Pedro Ivo. O espetáculo reúne, em uma mesma noite, três companhias de destaque na cena de dentro e fora de Santa Catarina.  O Gumboot Brasil irá apresentar Yebo, coreorafia que mostra a criação de um dialeto sonoro feito a partir das batidas nas botas de borracha e transformado em uma apresentação percussiva.

O Gumboot Dance Brasil foi criado em 2008, a partir da pesquisa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, que atuou na Cia TeatroDança Ivaldo Bertazzo por oito anos, onde conheceu a dança Gumboot por meio do grupo Kholwa Brothers, da África do Sul.

Apresentação terá tradução em LIBRAS

De Florianópolis, a Eleve Cia de Dança, do premiado coreógrafo Anderson Machado e de Andrea Baptista, também estará no Celebra e apresenta o belíssimo Cartas para Solidão. Já a Millennium Cia de Dança, de Itajaí, comemora 25 anos de trajetória com o espetáculo Os Reis do Show, um musical sobre o nascimento do show business e o sentimento maravilhoso de quando sonhos se realizam. A coreografia é assinada por Thurbo Braga. O Celebra começa às 20h, tem entrada gratuita e os ingressos são distribuídos 30 minutos antes do início do espetáculo.  A apresentação terá tradução em LIBRAS. 

O Dança em Cena é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping e da Estapar. A coordenação geral é da Marte Cultural e a realização é da Cenarium Escola de Dança.

 Agende-se

Dança em Cena 2022

Quando: 15 a 19 de junho
Onde: Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo e Cenarium Escola de Dança
Quanto: gratuito
Informações e programação completa: https://marte.art.br/dancaemcena/

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img