19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Com entradas gratuitas, Santa Catarina recebe espetáculos da Cia Trupe Toe, em Florianópolis e Blumenau

spot_img

Com entradas gratuitas, Santa Catarina recebe espetáculos da Cia Trupe Toe, em Florianópolis e Blumenau

spot_imgspot_img

Unindo a dança, elementos visuais e a música, integralmente de autoria própria e exclusiva para o espetáculo, “Se não agora, quando?” traz ao palco uma potente reflexão sobre temas pungentes relacionados aos padrões culturais de gênero e raça, provocando o despertar de um olhar mais sensível em busca de uma sociedade mais igualitária

Samba, maracatu, ciranda, choro, baião, samba de partido alto, declamações, muita percussão e dança, ao vivo, em um perfeito diálogo harmonioso. A Cia Trupe Toe traz, mais uma vez, para Santa Catarina, o espetáculo “Se não agora, quando?”, que propõe a reflexão de uma sociedade mais igualitária em vários aspectos e está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Número 5, da ONU (Organização das Nações Unidas).

Com entradas gratuitas, mediante inscrição no Sympla, o espetáculo será apresentado em duas ocasiões: neste sábado (09), às 20h, no Auditório Carlos Jardim, em Blumenau e no domingo (10), às 20:30h, no Teatro Ademir Rosa (TAC), em Florianópolis. Além disso, haverá oficinas presenciais de sapateado e ritmos brasileiros, de nível intermediário e de nível avançado, nas duas cidades. Com inscrições gratuitas, as oficinas serão oferecidas na sexta-feira (08) em Blumenau e no dia 23 de março em Florianópolis (informações e links para inscrições no serviço do release).

Em Florianópolis, os ingressos já estão esgotados, mas haverá fila de espera para os interessados no teatro, como já ocorreu em outros eventos. Há 13 anos, a Cia Trupe Toe desenvolve projetos educacionais e espetáculos com foco na arte e cultura brasileiras. Após as apresentações em Blumenau e Florianópolis, haverá um bate-papo com a comunidade artística local e com a plateia, focando na construção do espetáculo e no tema abordado.

No “Se não agora, quando?” a trilha sonora é autoral, composta exclusivamente para o show e executada ao vivo por cinco musicistas e a cantora Dandara Manoela, que utilizam uma captação sem fio para terem mobilidade em cena, atuando ao mesmo tempo. Nomes de peso integram o espetáculo, como Natália Livramento, Addia Furtado, João Petters, Angela Coltri e Osvaldo Pomar. Para as composições, o grupo contou ainda com a participação especial de Iara Germer, além de Fabio Mello e Alexandre Damaria. 

Já a linguagem de dança utilizada majoritariamente é a do Tap Dance, com influências da dança contemporânea. O Tap Dance tem sua origem afrodiaspórica nos Estados Unidos e, nesse ritmo, quem faz o show acontecer é Marina Coura, Yasmin Bogo, Bruno Maria e Vivian Shimizu. “Por meio da dança, da voz e da música, apresentamos ferramentas para uma reflexão sobre as questões de gênero, raça, equidade e respeito. Nosso elenco é composto por pessoas negras (homens e mulheres), pessoas brancas de origem latina e alemã e pessoas amarelas de origem leste asiática”, destaca Marina Coura, referência no tap brasileiro, diretora da Cia. Trupe Toe e do Festival Internacional de Sapateado, Floripa Tap, que neste ano irá acontecer no final de maio.

A concepção cênica reforça a mensagem de reflexão sobre paradigmas culturais pelo elenco em si e pelas cenas construídas. “Para conceber o espetáculo, nos inspiramos em campanhas internacionais como a #heforshe, da ONU Mulheres, no “The Representation Project” e em pensadoras que entendemos que estavam a frente do seu tempo, como Simone de Beauvoir e Clarice Lispector, cujas frases de suas autorias integram os elementos visuais do espetáculo, que possui 60 minutos de duração e tem classificação livre”, acrescenta Marina.

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Quem é a Cia Trupe Toe?

Fundada em 2011, a Cia Trupe Toe desenvolve a pesquisa do Sapateado (Tap Dance) de uma forma ampla e polivalente, oferecendo uma nova interpretação ao sapateado, com a busca da inclusão de uma linguagem própria brasileira. Composta por 13 integrantes, dentre musicistas, técnicos de som e de luz, coorientador artístico, dançarinos/as, coreógrafa e sapateadores/as profissionais. Produzindo e desenvolvendo espetáculos de dança e música, utilizando intervenções de diversas linguagens corporais e cênicas, tem em sua história quatro obras contempladas: “Papo Brasileiro”, “Tap em Tom”, “Recriando Linguagens” e o atual, “Se não, agora, quando?”. Sempre com música ao vivo para cada espetáculo, o grupo conta com apresentações em eventos de grande representação nacional e internacional, incluindo a Virada Cultural Paulista, os eventos Exercício Cênicos, Floripa TAP, Bienal da Dança, Maratona Cultural e Festidança/SP, além de integrar a programação cultural das Paralimpíadas (RJ) e da Copa do Mundo em Fortaleza (CE). Em 2013, a Cia representou o sapateado brasileiro no maior evento de Tap Dance dos EUA, Rhythm World 23 (Chicago/EUA). O grupo também possui programas de ensino (formação e educação) em Florianópolis, onde ministra aulas de sapateado e ritmos brasileiros para crianças e adolescentes.

Integrantes do espetáculo “Se não agora, quando?”:

Marina Coura – Direção geral, coreógrafa e sapateadora

Natalia Livramento – Direção musical e violão 7 cordas

João Peters – contrabaixo

Angela Coltri – flauta

Addia Furtado – percussão

Osvaldo Pomar – percussão

Dandara Manoela – voz

Sapateado:

Marina Coura

Vivian Shimizu

Yasmin Bogo

Bruno Maria

Coorientação Artística: Adilso Machado

Técnico de Som: Juarez Machado e Rafa Pfleger

Iluminação: Gabriel Guedert

Produção Executiva: MAF Economia Criativa

Serviço:

**Espetáculos “Se não agora, quando?”

Blumenau: Dia 09/03 – às 20h

Local: Auditório Carlos Jardim -Rua XV de Novembro, 161

Ingressos gratuitos e limitados mediante inscrição: https://www.sympla.com.br/espetaculo-se-nao-agora-quando–cia-trupe-toe—auditorio-carlos-jardim—blumenau__2333325

Florianópolis: Dia 10/03 – às 20:30h

Local: no Teatro Ademir Rosa (CIC)

Ingressos: esgotados, mas com fila de espera para os interessados

**Oficinas de Sapateado e Ritmos Brasileiros:

Blumenau: 08/03/24

Local: Out Estúdio de Dança – Complexo Carlos Gomes- Rua XV de Novembro, 1181 – Blumenau SC

13:30h: Nível Intermediário

15h – Nível Avançado

Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/oficinas-de-sapateado-e-ritmos-brasileiros—blumenau__2345054

Florianópolis: 23/03/2024

Local: Garagem da Dança, localizada na Av Vera Linhares de

Andrade, 3228, em Florianópolis.

10h: Nível Intermediário e Avançado em uma única turma

Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/oficinas-de-sapateado-e-ritmos-brasileiros—florianopolis__2333372


Crédito das fotos: Cristiano Prim
Vídeos: 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img