23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Com exibição gratuita de filmes, Mostra de Cinema Uruguaio começa hoje em Floripa

spot_img

Com exibição gratuita de filmes, Mostra de Cinema Uruguaio começa hoje em Floripa

spot_imgspot_img

Começa nesta segunda-feira, 14, a Mostra de Cinema Uruguaio, na Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis. O evento segue até sexta-feira, 19, e, todos os dias, às 19h, haverá exibição gratuita de filmes realizados no país vizinho nos últimos cinco anos. Os ingressos são distribuidos 30 minutos antes das sessões. 

O evento é organizado pela Associação de Uruguaios em Florianópolis e conta com apoio do Ministerio de Relaciones Exteriores do Uruguai.

O filme de estreia do evento, nesta segunda-feira, às 19h, é:

Seus pais voltarão (Tus padres volverán), de  Pablo Martínez Pessi. Uruguai, 2015, dur. 80 minutos. Classificação: Livre.

Em 1983, dois anos antes do fim da ditadura uruguaia, chega a Montevidéu um avião repleto de crianças, filhos de exilados políticos, enviados pelos pais para conhecer seus familiares. Seis deles falam da importância do episódio para a redemocratização do país e da experiência de serem “filhos do exílio”.

Confira o restante da programação:

Terça-feira 15 de maio

O Bela Vista (El Bella Vista), de Alicia Cano Menoni. Uruguai, 2012, dur. 73 minutos. Classificação: 16 anos.

O Bella Vista Futebol Clube perdeu sua última partida, foi eliminado e logo se dissolveu. O local do clube ficou vazio por um tempo, depois foi convertido em um bar por uma mulher e rapidamente se transformou em um prostíbulo de travestis. Os vizinhos ficaram chocados e atemorizados e aproveitaram para se livrar do bar quando um ex-diretor do clube tomou a frente de uma organização para expulsar os indesejados dali. Como que para exorcizar o passado pecaminoso que já havia infestado o local, foi instalada uma igreja, que existe até hoje em uma pequena cidade do Uruguai. Tudo é contado por quem viveu alguma parte da história: Travestis, vizinhos, um jornalista, enfim, personagens da variada peripécia do Bella Vista.

Quarta-feira, 16 de maio

Os golfinhos vão para o Leste (Las Toninas van al Este), de  Gonzalo Delgado, Verónica Perrotta. Uruguai, 2016, dur.  83 minutos. Classificação: Livre

Miguel Ángel García Mazziotti, decadente celebridade gay do Rio de la Plata, recebe a visita da sua filha Virgínia, com quem está afastado há anos. "El Gordo", como é conhecido em Punta del Este, recusa a visita de Virgínia, mas quando ele descobre que vai ser avô, não pode deixar de ser tocado e se soma à felicidade de sua filha. Então, eles compartilham um fim de semana em família, que para ser feliz, como em muitas famílias, deve ser uma mentira.

Quinta-feira 17 de maio

 Multitudes, de  Emiliano Mazza De Luca, Mónica Talmás Sarli, Pablo Riera, Pablo Ramos Grad, Vasco Elola, Micaela Solé, Horacio Gómez e Ferruccio Musitelli. Uruguai, 2013, dur. 65 minutos. Sem classificação.

Multitudes observa as paixões que atraem milhares de indivíduos para se juntarem a um personagem coral. O olhar de oito diretores revela "rituais uruguaios" convocados pela fé, pela memória e pela paixão. As raízes culturais do país e o comportamento da sociedade de massa fazem parte de um único personagem: a multidão.

Sexta-feira 18 de maio

Os Modernos (Los Modernos), de  Mauro Sarser e Marcela Matta.  Uruguai, 2016, dur. 95 minutos. Classificação: 16 anos

Em preto e branco, os diretores Marcela Matta e Mauro Serser apresentam os conflitos de três casais. A trama permeia questões ligadas a paternidade, realização profissional e liberdade sexual. Tudo isso é analisado sob a perspectiva do mundo contemporâneo.

Após a exibição haverá debate mediado por Mauro Sarser. Mauro é diretor, editor, músico e ator, com uma intensa atividade no mundo da arte em geral.

Serviço
O que: Mostra de Cinema Uruguaio
Quando: 14 a 18 de maio, às 19h.
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img