19.4 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Com Startup Summit 2023, setor de tecnologia catarinense busca conquistar mercados de fora do país 

spot_img

Com Startup Summit 2023, setor de tecnologia catarinense busca conquistar mercados de fora do país 

spot_imgspot_img

Sexta edição do evento reunirá iniciativas de fomento à internacionalização de empresas e terá  representantes de ao menos dez países em Florianópolis


A busca pelo mercado exterior será um dos principais temas do Startup Summit 2023. A sexta edição do evento, que ocorre nesta semana em Florianópolis, reunirá empreendedores de diversos estados brasileiros e representantes de ao menos dez países. Um dos destaques será o lançamento do International Tech Hub (ITH), uma nova empresa lançada em parceria entre a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a WTM International.  O objetivo é estimular a busca pelo mercado externo desde cedo nas startups. Com mentorias e acompanhamento, o novo negócio focará na jornada inicial de internacionalização dos empreendedores. 

Desde 2022, a internacionalização virou prioridade para o setor de tecnologia em Santa Catarina.  A ACATE criou uma vice-presidência específica para tratar do tema. Atualmente, o cargo é ocupado por Henrique Bilbao. Desde então, a entidade ampliou a sua presença para países como Estônia, Canadá, Colômbia e China, além dos Estados Unidos,onde já existe parceria com um hub de Boston desde 2018. 

Durante o Startup Summit, deve ocorrer ainda a formalização de uma parceria com a Alemanha e a expansão do trabalho no Canadá, onde Bilbao mora desde o ano passado. Para o VP de Internacionalização da ACATE, as parcerias com os países são importantes para facilitar a vida do empreendedor que tenta entrar nesses mercados.

“Por meio dessas parcerias, fazemos com que o empreendedor tenha um local para trabalhar e consiga fazer networking. Isso abre muitas portas. Temos feito um trabalho intensivo para mostrar o ecossistema de inovação de Santa Catarina e as suas empresas para o mundo”, afirma Bilbao. 

Missão vem do Canadá

No fim de junho, uma comitiva organizada pela ACATE levou cerca de 25 empresários catarinenses ao Canadá para estreitar laços com o ecossistema de inovação do país da América do Norte.  Eles participaram do Collision, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Agora, chegou a vez dos canadenses virem a Santa Catarina. Pelo menos dez deles participarão do Startup Summit e visitarão outros núcleos de inovação catarinenses, como Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú. As agendas estão sendo organizadas pela ACATE.

“No Startup Summit, revelaremos uma inovação para fortalecer ainda mais nossa conexão com o Canadá, beneficiando empreendedores catarinenses que desejam explorar esse mercado. É mais do que um evento; é uma vitrine do vigor tecnológico de Santa Catarina”, afirma Bilbao.

O secretário de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina, Juliano Froehner, conta que eventos como esse ajudam a elevar o nome do estado: “Eles trazem importantes discussões ao cenário do ecossistema de inovação, além de ampliar mercados e fomentar parcerias de negócios, tanto nacionais como internacionais, a exemplo das empresas canadenses que vieram ao Estado especialmente para conhecer as potencialidades de Santa Catarina e trocar experiência neste evento”.

O secretário destaca ainda que o estado possui posição privilegiada, o que contribui para que se torne um parceiro comercial de destaque. “Por sua condição estratégica, diferenciais competitivos, portos e localização geográfica sem igual, Santa Catarina é indiscutivelmente o melhor parceiro e o parceiro de melhor custo-benefício para funcionar como plataforma de lançamento em cadeias de valor e produtivas internacionais”, complementa Froehner. 

Estandes por países 

Delegações de seis países terão estandes no Startup Summit: Portugal, China, Reino Unido, Israel, Estados Unidos e uma comitiva que agrega a Holanda e a Alemanha. Além disso, outros países estarão presentes, como os Emirados Árabes.  O evento, um dos mais importantes do país para empreendedores e startups, irá oportunizar o contato com câmaras de comércio e escritórios de apoio à negócios da Alemanha, Reino Unido, Dubai, Canadá, Israel, Portugal, China e outros. Até o momento, os representantes de consulados confirmados são os do Consulado-Geral dos Estados Unidos da América e do Consulado-Geral Britânico.

Entre as mais de 100 trilhas de conhecimento, estão presentes as trilhas de internacionalização. Durante o evento, as startups terão acesso a diversas dicas de como se internacionalizar e quais caminhos seguir através de palestras e do contato com atores importantes do ecossistema internacional.

Lançamento de livro

O Startup Summit, que ocorre entre 23 e 25 de agosto, também terá o pré-lançamento do livro “Ponte para o Mundo”.  Ele tem a co-organização de Alexandre Noronha, Rodrigo Lóssio e Daniel Leipnitz. A obra, que reúne mais 30 especialistas e lideranças e aborda temas como governança corporativa, exportação de produtos e serviços, expatriação corporativa, marketing e comunicação internacional, terá parte dos lucros das vendas repassados para projetos de inclusão social e formação em tecnologia.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img